Texto bíblico: E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
Êxodo 19.17.
O presente texto me leva a pensar sobre qual é realmente a faceta mais importante do trabalho pastoral? O trabalho pastoral, dentre outras atividades, é cuidar das ovelhas que o Senhor lhe permite..
Creio que somente conseguimos colimar o nosso objetivo maior quando pregando levamos os homens ao encontro de Deus, e não encontro de nós mesmos ou de nossos projetos pessoais, nem tão pouco de nossa eloquência.
Gosto de pensar a respeito de Elias quando a mulher deu um tremendo testemunho: E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. II Reis 4. 9.
Somente podemos levar o povo ao encontro com Deus se também nós mesmos já tivermos este encontro com Ele. Pastores falam de Deus mesmo quando passam em silêncio: suas vidas, suas palavras, suas atitudes, tudo neles falam de Deus. Se o oposto ocorre, é porque não são verdadeiros pastores...
O pastor de igual modo deve refletir a presença divina como Moisés que precisava colocar um véu quando descia do monte. Quando o pastor ora deve levar o povo ao encontro de Deus em total submissão e devoção.
O propósito central de todo o ministério pastoral deverá ser levar o homem ao encontro de Deus. Deus deve nortear todas as nossas ações eclesiásticas, não as formas, nem mesmo as normas. Quantas vezes de forma negligente e até propositalmente muitos pastores tem levado o povo santo para longe de Deus. Não podemos sob pena de sentirmos a mão de Deus, abdicarmos da santificação e da unção do Espírito no desempenho do ministério.
A contemplação de Deus não é tão somente um ato cultual, mas de vida permanente na presença Dele!
Pr. Marcos A. Nascimento