quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A presença de Deus nos garante descanso

Texto bíblico: E disse Deus: irá a minha presença para te fazer descansar. Então, disse-lhe se tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. ( Ex. 33:14-15)

Em hebraico, minha presença significa literalmente minha face. Portanto, Moisés sabia que era fundamental a presença de Deus ir adiante daquele povo para que eles pudessem alcançar a terra prometida, uma vez que estes foram escravos no Egito por quatrocentos anos. Porém, todas às vezes que eles tinham de enfrentar algum obstáculo, queriam retornar de onde vieram, ainda que estivessem de  forma escravizada e sem esperanças para o seu futuro.
Quando enfrentamos dificuldades a nossa tendência é querermos retroceder ou fugir, no entanto se a presença de Deus estiver conosco, enfrentamos gigantes, saltamos obstáculos e fazemos proezas, pois a Presença de Deus é garantia de bênção e de suprimento abundante, tendo em vista que nela há abundância de alegria, para nos fazer acreditar que sua provisão e seu amor serão constantes em nossas vidas. (Sl. 16:11).
Moisés entendia que a presença de Deus era fundamental para o sucesso daquela jornada, ao ponto de não querer sair daquele lugar para não perder contato com a presença do Senhor. Se quisermos ser bem sucedidos precisamos buscar incessantemente a presença de Deus em nossas vidas para nos fazer triunfar em todas as áreas de nossa vida, pois o Senhor é a bússola que irá nos conduzir ao caminho da vitória.
Davi também foi um homem que entendeu que a presença de Deus em sua vida o fazia triunfar, e de forma tão intensa e profunda foi inspirado e compôs  o Salmo 51, entendendo que os seus ossos iam envelhecendo por não ter a presença de Deus em sua vida. Havia perdido toda a alegria e satisfação e o prazer de viver , pois havia saído do centro da vontade do Senhor, quando adulterou com Bate-seba e planejou a morte de seu marido Urias.  Com esse acontecimento o Espírito Santo havia se afastado de sua vida, e dessa forma ele se sentiu completamente sem rumo e o sentimento de insatisfação se apossou dele. Quando ele se humilhou e se arrependeu de seus pecados sua vida foi completamente restaurada. A Palavra de Deus diz: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" I Jo 1:9.
Portanto,  a presença de Deus é essencial para obtermos sucesso na nossa jornada para a cidade celestial, pois essa presença nos encoraja e nos dá segurança. Assim, vencemos as oposições que temos de enfrentar durante este percurso, uma vez que haverá situações que dependeremos completamente da presença do Senhor para sermos direcionados e impulsionados para alcançarmos o alvo que foi traçado pelo próprio Deus para cada de um de nós, nos renovando e nos fazendo compreender os seus propósitos em nossas vidas.
presença de Deus é primordial para que a nossa caminhada seja triunfante, e Moisés sabia que se a presença do Senhor não os estivesse direcionando eles não seriam vencedores , tendo em vista que até então eles não conheciam outro lugar  que não fosse o Egito e outra função que não fosse a de escravo. Outrora nós precisávamos de outros métodos para alcançarmos o sucesso em todas as áreas de nossas vidas, entretanto, hoje temos a presença de Deus  que nos garante o descanso e o sucesso em nossas empreitadas.

Certa vez Jesus falou: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobre carregados, e eu lhes darei descanso (Mt. 11:28). Descanso produz confiança, certeza de que iremos alcançar os objetivos que são traçados por Deus, e ainda que na história de nossa existência ocorram fatos que não sejam conforme os nossos projetos, certamente irão nos aproximar do Senhor, uma vez que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus (Rm. 8:28).
Ressaltamos, que nos dias atuais, vivemos num contexto de muitas incertezas, onde não sabemos quais serão os acontecimentos que sucederão em nossas vidas. Por isso, precisamos constantemente ter a presença de Deus, nos encorajando a avançarmos para o nosso descanso eterno que não será neste mundo. Contudo essa presença santa e consoladora nos fará ter a convicção que há algo mais excelente reservado para os que forem fieis até o fim: a vida eterna com Cristo Jesus.
Cumpre esclarecer que a presença de Deus é conquistada de maneira que precisamos  buscar como Moisés que reivindicou para que a sua  presença fosse com aquele povo para que os povos vissem que o Deus que os tirou do Egito também estava comprometido em os fazerem ter sucesso naquela nova etapa de suas vidas. A maneira que alcançamos e mantermos a presença de Deus  em nossa vidas vamos recebendo a  direção e ao guardarmos o temor do Senhor nos aproximamos cada vez mais de sua presença, e com isso encontramos descanso, ainda que tudo ao nosso redor esteja em guerra, nós teremos a paz que excede todo entendimento.
O mundo busca incessantemente essa paz, porém não encontra, porque essa paz não significa ausência de problemas, e sim é gerada de uma confiança que não se pode abalar firmada em nosso Deus. Moisés tinha consciência disso e não abriu mão de ter a presença do Senhor para guiá-los até a terra que manava leite e mel. Nós também estamos num deserto simbolizado pelo mundo e todas as ofertas que este nos oferece, e não podemos renunciar a presença de Deus em nossas vidas, uma vez que esta presença gloriosa é que nos fará não desistir da viagem.
Não precisamos mais ficar ansiosos, pois a presença de Deus nos traz a certeza de que a nossa viagem será bem sucedida, pois Ele tem um rumo traçado para cada de nós que irá nos aperfeiçoar durante esse trajeto. Deus que nos dá descanso diante das aflições da vida, também irá nos aperfeiçoar, firmar e fortificar (I Pe. 5:10). Temos que desejar ardentemente seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb. 12:14). Além disso reconhecer que somente através da graça de Deus herdamos a salvação (Ef. 2:8), que nos torna co-herdeiros em Cristo desta herança que  é incorruptível.
A nossa viagem já iniciou e precisamos nos esforçar, pois encontraremos oposições de faraó e seus soldados que tipifica satanás e seus  demônios , que usam todas as suas estratégias para nos impedir de chegarmos até o nosso destino. Também haverá momentos em que nos sentiremos desencorajados, cansados, perplexos e abatidos. Porém, não seremos destruídos, pois há uma promessa de chegaremos em segurança ao destino que o Senhor já tem preparado para nós. ( Jo. 14:1.2)
Portanto, podemos descansar, tendo em vista que essa viagem será segura, e todas as incertezas ou dificuldades que teremos de enfrentar o Nosso Protetor fará com que estas se tornem em pontes de acesso para que a nossa trajetória seja de sucesso e triunfo nesse percurso, porque a Bíblia nos afirma que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus (Rm. 8:37).
Catia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cumprindo a missão que nos foi confiada

Texto bíblico: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele em quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito:"Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!" (Rm. 10:13-15).
A palavra salvação vem do latim salvare, que significa salvar, e de salus, que significa saúde ou ajuda. A palavra hebraica traduzida para o português significa segurança, e quando usada para indicar salvação espiritual fala do livramento do pecado, da degradação moral, conferindo perdão, justificação, transformação moral, e por fim, a vida eterna. O indivíduo salvo é alguém que se tornou filho de Deus de modo a compartilhar tudo que em Cristo ele conquistou.
A pregação do evangelho tem como objetivo primordial fazer com que o homem retorne a sua comunhão com Deus para que este seja socorrido no tempo da angústia, da aflição e assim encontre segurança, pois como disse o salmista: Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Senhor que por mim tudo executa (Sl. 57:2). Isto gera uma fé miraculosa, pois não é explicada cientificamente, posto que é gerada pelo Espírito Santo, produzindo assim a  salvação para a vida eterna e livrando o homem da condenação do inferno.
Quando o indivíduo alcança a salvação através da ação sobrenatural do Espírito Santo ele passa a ser um semeador de boas novas. Através dessa semeadura ele alcança aqueles que estão vivendo uma vida de frustração, derrotas, de solidão e afastadas totalmente da comunhão com Deus, , uma vez que o homem foi criado para ter um relacionamento íntimo com o seu Criador.
Portanto, a vontade de Deus é que o ser humano seja preparado para o reino celestial, através de um relacionamento íntimo e profundo, e assim sendo, sua natureza humana pecaminosa será eliminada, demonstrando que a misericórdia do Senhor é extensiva a toda humanidade, posto que essa é a obra-prima e a coroa da criação de Deus. O propósito principal é que homem falho passe a ser justificado em cristo Jesus, podendo este louvar a sua majestade.
Sendo esse homem reconciliado com Deus, ele se torna um instrumento para salvação, não podendo negligenciar a sua chamada, sendo útil a causa do reino. É preciso ressaltar, que a missão que nos foi confiada de anunciar as boas novas do Evangelho é fundamental para a volta do Senhor Jesus. Portanto, devemos assumir o nosso papel para que o reino de Deus seja implantado na terra.
No caminho de Damasco, o apóstolo Paulo teve entendimento ao ter um encontro surpreendente com Jesus,  que a sua  missão não era perseguir os cristãos, e sim proclamar o que os cristãos anunciavam: que a salvação só podia vir através de Jesus. O Senhor teve que se apresentar ao próprio Paulo, convencendo-o de que embora sendo ele extremamente zeloso pela lei, não estava seguindo a vontade de Deus para sua vida. Por isso, Paulo compreendeu que não podia se omitir na função que Deus havia determinado para sua vida. Em sua época, ele fazia parte elite judaica, e provavelmente, seria um forte candidato a ser o substituto de seu mestre Gamaliel. No entanto, renunciou a esta posição e a esse status para servir a Cristo.
Jesus Cristo foi o maior exemplo de pregador e de serviço, pois deixou o seu trono na glória, se despiu de toda a sua honra, chegando ao ponto de declarar que não havia vindo para ser servido, e sim para servir e dar sua vida em resgate de muitos. Foi obediente até a morte de cruz, conforme nos expõe as Escrituras. (Fp. 2:5-8)
Como ouvirão se não há quem pregue? Também, Isaías entendeu e disse: Eis-me aqui envia-me a mim (Is 6:8). E nós estamos dispostos a responder ao chamado que nos foi confiado? Estamos dispostos a servir? Estamos dispostos a renunciar a nossa vontade para que a vontade de Deus se cumpra em nós?
Todos os profetas e inclusive Jesus marcaram a sua época através da obediência, colocando suas vidas ao serviço do Reino. Deus quer encontrar pessoas que estejam disponíveis para realizar a sua vontade, e se colocarem na brecha para que a humanidade venha chegar ao pleno entendimento de que haverá um juízo sobre aquele que não aceitar ao chamado da salvação.
Deus está à procura de profetas que marcarão a sua geração através da proclamação das boas novas de salvação, pois como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam dos que anunciam coisas boas (Rm. 10:15). Estamos vivendo um tempo que não podemos nos calar, pois vemos que os sinais da vinda do Mestre estão se cumprindo. Portanto, não sejamos negligentes quanto ao nosso chamado e priorizemos a vontade de Deus, pois é certo que haverá um prêmio para os diligentes com seu chamado.  Reconhecemos que há momentos, que é difícil renunciar a nossa vontade, porém contemplar o agir de Deus e ver almas se rendendo ao Senhor Jesus é uma alegria inigualável. 

Cátia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com