quinta-feira, 19 de junho de 2014

Batalha espiritual V

Texto bíblico: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)

Quando falamos em batalhas, logo nos vem à mente a necessidade de armas capazes de combater os nossos inimigos, e vencê-los.

Tendo já conhecimento de que as armas do inimigo não servem para os crentes, eis que provocam o chamado “fogo amigo”, passamos a falar sobre as armas espirituais que nos são oferecidas a cada um de nós para a terrível batalha que se trava dentro de nós e nos lugares celestiais.

Na verdade, são armas produzidas a partir da atuação do Espírito Santo dentro de cada um de nós, preparando-nos para sermos invencíveis na batalha espiritual. O nosso poder de fogo se manifesta na nossa total dependência divina e numa vida submissa à orientação do Espírito, tendo uma conduta exemplar, sem mácula, irrepreensível diante de Deus e dos homens.

A verdade é a nossa primeira arma. Ser verdadeiro, identificar-se com a verdade divina através de uma vida correta como a de Natanael: “Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. João 1:47.”

Que testemunho maravilhoso, Jesus olhou para o coração de Natanael e não encontrou dolo nenhum. Ah! O que Deus pode fazer através de um homem compromissado com a verdade! A conduta de Natanael é uma arma poderosa contra o mal.

Não é a arma visível que temos nas mãos para amedrontar o inimigo que é letal, mas o que temos dentro de nós que se manifesta na nossa conduta diária, é que irá provocar danos tremendos nas fileiras do inimigo. Observe o que apóstolo Paulo diz: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4 : 8.

Quantos em nosso meio costumam usar as armas do inimigo: não dizem a verdade, não são éticos, convivem com o pecado como se fosse um velho amigo. Alguns políticos ficariam com vergonha de nossas terríveis técnicas para enganar, manter o poder, mesmo que tenham que esconder o que é verdadeiro.

Aliás, é bom lembrar que o pai da mentira é o Diabo. Omitir a verdade, fazer parecer o que não é verdadeiro, também é mentira.

Se a sua mente e o seu coração estão cheios desta arma poderosa, a verdade, você está bem armado e é capaz de provocar grandes baixas nos batalhões do inferno.

A verdade de Deus deve encher a nossa vida todos os dias, todos os momentos. Devemos encher o nosso coração com o que é verdadeiro, santo e puro diante de Deus. Somente assim, poderemos usar a primeira arma poderosa do arsenal divino, a verdade.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@gmail.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A insensatez da vida!

Texto bíblico: Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. Eclesiastes 10:1

Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra.
Somos sempre ensinados a pensar que as pessoas boas, honestas, inteligentes e trabalhadoras sempre se darão bem na vida. Esperamos sempre que tais pessoas atingem seus objetivos, seus sonhos e vivam felizes para sempre.
Este pensamento na verdade, é a regra geral, porém não podemos esquecer que as exceções são muitas. Às vezes, diante de tantas, chegamos a pensar que não vale o esforço para seguirmos os mandamentos divinos.
Somos confrontados a todo o momento com o crescimento dos maus, e eles até vivem bem, são aparentemente felizes, ficam ricos, conseguem o que desejam, morrem até com honras.
De outro lado, vemos pessoas boas que não conseguem sucesso nesta vida. Sofrem toda sorte de males: doenças, desemprego, desilusão, dores, e até morrem em completo esquecimento.
É interessante como alguns tolos conseguem a atenção de tanta gente. São colocados em lugares de honra, de responsabilidade, ganham altos salários, enquanto pessoas sábias são deixadas de lado mesmo em nosso meio.
Parece que temos uma tendência de sermos insensatos, não paramos para analisar com profundidade aqueles que elegemos para nos dirigir. O resultado sempre é catastrófico.
Ademais a vida é imprevisível, cheia de riscos, não sabemos o que pode nos acontecer. Talvez aqui resida toda a beleza de viver. Viver é um privilégio inefável, mesmo com todos os riscos inerentes à vida que vivemos.
Nada pode nos garantir que o fato de vivermos de acordo com os mandamentos divinos nos dará uma vida gloriosa, rica e completa aqui neste mundo repleto de insanos.
Somente, e tão somente na glória celeste é que receberemos o galardão pela obediência à Palavra de Deus nesta vida. Vale à pena viver de acordo com os mandamentos divinos, mesmo que as coisas não ocorram como desejamos ou como sonhamos. Mesmo que os maus triunfem e nos façam todo o mal que puderem.
Teremos que viver correndo os riscos da insensatez humana em que pese a nossa posição de filhos de Deus. Mas, uma coisa tenho a certeza: o insensato pagará caro pelos seus erros, e os puros alcançarão a vida plena aqui e no além de Deus.
Não podemos esquecer que embora os maus possam nos causar grandes estragos, estes hão de contribuir para o nosso bem maior. Deus está no controle de todas as coisas, mesmos aquelas que nos fazem um mau passageiro, eis que passageira é a vida neste mundo.
Sejamos firmes diante das lutas e desenganos da vida, logo ali, além, estaremos para sempre com nosso Deus.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com