Texto bíblico: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)
Quando falamos em batalhas, logo nos vem à mente a necessidade de armas capazes de combater os nossos inimigos, e vencê-los.
Tendo já conhecimento de que as armas do inimigo não servem para os crentes, eis que provocam o chamado “fogo amigo”, passamos a falar sobre as armas espirituais que nos são oferecidas a cada um de nós para a terrível batalha que se trava dentro de nós e nos lugares celestiais.
Na verdade, são armas produzidas a partir da atuação do Espírito Santo dentro de cada um de nós, preparando-nos para sermos invencíveis na batalha espiritual. O nosso poder de fogo se manifesta na nossa total dependência divina e numa vida submissa à orientação do Espírito, tendo uma conduta exemplar, sem mácula, irrepreensível diante de Deus e dos homens.
A verdade é a nossa primeira arma. Ser verdadeiro, identificar-se com a verdade divina através de uma vida correta como a de Natanael: “Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. João 1:47.”
Que testemunho maravilhoso, Jesus olhou para o coração de Natanael e não encontrou dolo nenhum. Ah! O que Deus pode fazer através de um homem compromissado com a verdade! A conduta de Natanael é uma arma poderosa contra o mal.
Não é a arma visível que temos nas mãos para amedrontar o inimigo que é letal, mas o que temos dentro de nós que se manifesta na nossa conduta diária, é que irá provocar danos tremendos nas fileiras do inimigo. Observe o que apóstolo Paulo diz: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4 : 8.
Quantos em nosso meio costumam usar as armas do inimigo: não dizem a verdade, não são éticos, convivem com o pecado como se fosse um velho amigo. Alguns políticos ficariam com vergonha de nossas terríveis técnicas para enganar, manter o poder, mesmo que tenham que esconder o que é verdadeiro.
Aliás, é bom lembrar que o pai da mentira é o Diabo. Omitir a verdade, fazer parecer o que não é verdadeiro, também é mentira.
Se a sua mente e o seu coração estão cheios desta arma poderosa, a verdade, você está bem armado e é capaz de provocar grandes baixas nos batalhões do inferno.
A verdade de Deus deve encher a nossa vida todos os dias, todos os momentos. Devemos encher o nosso coração com o que é verdadeiro, santo e puro diante de Deus. Somente assim, poderemos usar a primeira arma poderosa do arsenal divino, a verdade.
Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@gmail.com