domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Desafio Missionário na Itália - Pastor Waldemiro Tymchak 2007


Vale a pena ouvir esta mensagem do Pr. Waldemiro Tymchak - um visionário de missões de nosso tempo. Seu legado continuará dando frutos eternos de justiça para honra e glória de Deus.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bendita fraqueza

Texto bíblico: Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós. II Coríntios 13:4 

A fraqueza humana com todas as suas conseqüências tem sido olhada com menosprezo até por muitos crentes fiéis que não observam a manifestação maravilhosa da graça de Deus através dela. A imperfeição, a fragilidade, a inconstância, a imprevisibilidade, a mortalidade são marcas de nossa frágil existência humana. 

Em que pese as nossas fraquezas externas já mencionadas, cada dia, creio mais que as nossas maiores dificuldades e porque não as nossas piores aflições se alojam dentro de nosso ser carnal, humano, e frágil como inimigos prontos a nos derrubar se não nos submetermos à direção do Espírito de Deus. 

Até mesmo o nosso Salvador se tornou um de nós suportando todas estas tremendas fraquezas externas e internas. Ele veio em fraqueza, sofreu as conseqüências de nossa humanidade. Ele sabe do que estamos falando... 

Na verdade, chegamos à conclusão que a nossa fraqueza humana se tornou o meio que Deus usa para nos salvar, purificar e usar de maneira eficaz e poderosa. Quantos querem um evangelho de força política, econômica e intelectual. Jesus não precisou disto para viver como um homem igual a nós. Preferiu a nossa fraqueza humana para demonstrar o seu grande amor a todos. 

Por isso, não devemos nos admirar quando Jesus se retirava para ficar sozinho e orar ao Pai Celestial , buscando assim forças em Deus para suportar a sua humanidade e conseqüências. O milagre maior, diário, e constante é que Deus age através de nossa fraqueza. Mesmo com todas as nossas piores dificuldades externas e internas, podemos confiar que Ele nos dará vitória sobre nós mesmos e sobre o mundo vil que nos cerca. 

Certamente que a nossa existência mortal será transformada em perfeita glória ao lado de Jesus Cristo, então alcançaremos a vitória e a nossa total felicidade como diz Paulo:  E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. I Coríntios 15. 54.

Somente...

Pr. Marcos Antônio do Nascimento
marcosantonion@globo.com 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A casa do Pai

Texto bíblico: E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. (Lucas 15. 20 ) 

Nunca posso me esquecer que Deus, o Todo Poderoso, o Santo, apresenta-se como um pai extremamente amoroso: “Pai Nosso que estás nos céus..” é a oração diária de todos nós em busca de socorro, compreensão e amor. Creio que Jesus iluminou as nossas mentes e corações para nos ensinar esta preciosa lição do amor que Deus sente por cada um de nós, relatando esta maravilhosa parábola. 

Quantos de nós estamos inconformados com a direção divina sobre as nossas vidas da mesma maneira que o filho pródigo. Rejeitamos o ensinamento divino e paterno para termos uma vida em sua presença. Como o filho pródigo, partimos de nossas casas paternas, de nossa própria igreja, e vamos viver bem longe daquelas pessoas que realmente nos amam e querem o nosso bem. 

Sempre levamos muitas desculpas para justificar o nosso comportamento: criticamos nossos pais, nossos pastores e líderes, muitas vezes alegando coisas até inexistentes. Quantas vezes tive os mesmos sentimentos e desculpas do filho pródigo: achava a que autoridade paterna era exagerada, que o ambiente familiar era monótono, sem alegria; que a igreja era sempre a mesma coisa, e que eu precisava de novas coisas e pessoas, novas aventuras. 

Até o dia que chegamos à dura conclusão que viver longe de nosso pai, de nossa igreja, é muito ruim para nós. E o sonho tão sonhado se torna um duro pesadelo que nos atormenta dia a dia... Mas o filho pródigo se arrepende, faz novos planos, e agora inclui o seu velho pai neles, crendo que pelo menos não ficará sem sustento digno na propriedade dele. 

Ah! Amados irmãos quantos planos, quanto planejamento, quanta atividade, mas será que Deus está incluído neles? São plano segundo à vontade divina? Mas o filho mais novo é surpreendido pelo grande amor do pai. Não chega a terminar o seu discurso, eis que o pai corre ao seu encontro, beija, abraça, e dá ordens: “22 Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” 

Quantos ainda andam longe da casa paterna, do amor, do conforto, da dignidade que reinam na presença de Deus. Quantos descontentes procurando no mundo o que só podem encontrar na casa paterna de Deus. Ainda tem filhos com medo de voltar para a casa do Pai, esquecem-se que no coração e na mente de Deus há um desejo imensurável de receber de braços abertos a todos que procuram abrigo e amor em Sua casa. 

Na casa do Pai encontraremos todas as respostas, a harmonia perfeita em nós e nos outros, e o amor grandioso de Deus. Mesmos as nossas melhores casas terrenas ainda são tendas passageiras e sem nenhum valor, comparadas à casa celestial onde iremos morar ao lado de Deus por toda a eternidade. Onde não haverá mais separação, nem lágrimas, nem dor, nem nenhuma outra coisa que possa nos trazer qualquer tristeza. Pois estaremos na casa e na presença amorosa de Nosso Pai Eterno! 

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Levante-se e receba o seu milagre

Texto bíblico: E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? João 5:6. 

Betesda significa “casa de misericórdia”. Era um local onde aconteciam muitos milagres. Essa fama se propagara de tal maneira, que ali havia multidões de pessoas fisicamente incapacitadas na expectativa de receberem um milagre de cura. 

Havia nesse lugar um homem, cuja enfermidade já durava 38 anos. Ele experimentava uma prolongada frustração, por não conseguir receber a cura que tanto almejava, pois chegavam pessoas depois dele e recebiam o seu milagre. Mesmo assim, ele continuava confiando que a qualquer momento ele alcançaria a dádiva de ser curado. 

Finalmente, chegou o momento em que o próprio Jesus se apresentou a ele e perguntou: “Queres ficar são?” (Jo 5:6). Por causa da longa duração do sofrimento desse homem, Jesus com sua grande compaixão e misericórdia decidiu ajudá-lo. Hoje não é diferente, o Senhor sempre se compadece de nós e atende ao nosso clamor. 

Nunca devemos perder a esperança de que a qualquer momento Deus aja a nosso favor e nos tire do estado de sofrimento, angústia, perda, frustração e até mesmo de vergonha e humilhação, nos colocando no lugar de dupla honra. Portanto, não devemos nos deixar levar pelas circunstâncias que nos cercam, pois elas são leves e momentâneas e produzem para nós um peso de excelente glória, como disse o apóstolo Paulo (II Coríntios 4:17). 

Toda situação de provação tem propósitos insondáveis, pois Deus disse que os seus pensamentos são mais elevados que os nossos, e que seus pensamentos são de paz para nos dar um futuro perfeito (Jeremias 29:11). Portanto, não podemos nos deixar levar pela nossa autocomiseração, pois o Mestre geralmente ignora, pois quer forjar em nós um caráter de homens e mulheres valentes. Por isso, Ele nos diz: Tende bom ânimo. 

A Palavra de Deus diz: “Bendito o nosso Deus e Pai que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação que nós mesmos somos consolados por Deus.” (2 Co 1.4). Isso significa que a provação tem como efeito a consolação de Deus. Por isso, durante todo aquele tempo não faltou o consolo de Deus sobre a vida daquele homem como nunca nos faltará como filhos de Deus que somos. 

Hoje é o dia em que se diz: “Levante-se e receba o seu milagre” - não se acomode com a situação de sofrimento e confie que o Senhor a qualquer momento irá liberar uma palavra de mudança para a sua vida. Aquele homem esteve ali sempre na expectativa que a qualquer momento ele receberia o milagre que tanto precisava. Isso se chama fé - crer naquilo que não se pode ver para que possa alcançar aquilo que se espera (Hebreus 11:1). 

Portanto, levantemos e recebamos o nosso milagre, pois o Deus Todo Poderoso é quem nos faz vencer, para que possamos transpor todos os obstáculos e obter a vitória como aquele paralítico do Tanque de Betesda. 

Catia Regina Machado