sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Gemidos - angústias da alma


Segundo o dicionário on-line de Português, a palavra gemido quer dizer: "Voz inarticulada e dolorosa; suspiro, lamentação, som plangente".

Quando não conseguimos conversar com Deus as nossas mais profundas dores, o Espírito Santo traduz com gemidos inexprimíveis a nossa dor para Deus.

Além disso, Ele com som plangente (Som plangente quer dizer: que chora, que está triste) chora conosco e sente profundamente a nossa tristeza e dor. O Espírito Santo não somente chora e fica triste conosco, Ele sente a mesma tristeza e chora o nosso choro.

A certeza de que não estamos sozinhos em nossas dores e tribulações é mais um segredo precioso da palavra de Deus.

Senhor, obrigada porque o Espírito Santo é um tesouro precioso em nossa vida para ser o nosso companheiro, intercessor, professor, guia e selo de garantia até o último dia da nossa vida aqui na terra. Gratidão, Senhor, pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Zeus e as crianças

Foto: Caroline Filandro

Certa vez, passeando com o cachorro da minha sobrinha chamado Zeus, algumas crianças se aproximaram para fazer carinho e brincar com ele. 

Foi interessante porque as crianças deitaram nele, tiraram fotos e o Zeus sentou no chão para ficar com as crianças. As mães no início ficaram com medo, pois Zeus é grande e a sua raça é Golden retriever. Para quem conhece essa raça sabe que é meigo, manso e brincalhão. Quando elas se sentiram seguras não impediram que as crianças brincassem com ele. Uma das mães delas até tirou uma foto. 

Depois fiquei refletindo sobre essa foto e lembrei das palavras de Jesus quando as crianças se aproximaram dele: "Então disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Mt. 19:14. 

Se Zeus deixou as crianças se aproximarem dele com alegria, amor e carinho, imagine Jesus quando as crianças se aproximaram Dele? Imagine a alegria das crianças ao abraçar Jesus , o filho de Deus? O Senhor nesse texto nos orienta que precisamos ser semelhantes às crianças para herdar o Reino dos Céus. Como é bom saber que quando nos lançamos nos braços de Jesus, sem reservas, nada pode impedir que Ele nos receba em seu Reino. Os discípulos tentaram impedir que as crianças se aproximassem para não incomodar o Mestre, as mães tentaram impedir que as crianças chegassem perto de Zeus por medo e cuidado. Portanto, tenhamos a firme certeza que o Senhor nunca vai nos impedir de nos chegarmos a Ele. Amém!

Rosangela Maria Nascimento - Bacharel em Teologia

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O calor ardente do pecado

 

Foto: Rosangela Maria Nascimento

Hoje tirei essa foto em frente à minha casa. Fiquei olhando para a árvore e para o céu grata ao Senhor por esse dia de domingo nublado e com o frescor da chuva fina que caiu essa madrugada. Na semana passada, no Rio de Janeiro,  vivemos dias de intenso calor. A impressão que tínhamos é que estávamos no deserto  e o vento, quando soprava, era um calor quente em nossa face.

Procurávamos por causa dessa sensação térmica alta encontrar formas de aliviar o calor: bebendo muita água, usando o ar-condicionado e outras alternativas que minimizassem o desconforto do clima quente.

Por isso, esse calor me fez lembrar de um texto bíblico que se encontra em Salmo 32:4: Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)

Davi ao escrever esse salmo estava com a sua alma em "sequidao de estio", pois estava ferida pelo pecado. Segundo o dicionário Educalingo.com, estio quer dizer "tempo quente e seco palavra da qual deriva o termo "estiagem". A mão do Senhor pesava sobre Davi e o calor ardente da angústia e da falta de comunhão com Deus veio sobre ele por causa do pecado.

As águas dos rios de água viva do Espírito Santo pararam de correr abundantemente em sua alma. O rio estava quase seco por causa do calor do pecado. Enquanto ele procurava alternativas próprias para aplacar a angústia do seu pecado,  Davi não sentiu o frescor da presença de Deus.

Foi quando Davi clamou a Deus e pediu perdão pelos seus pecados. Logo, o calor ardente do pecado se foi e as águas do Espírito Santo transbordaram e alegraram  a sua alma.

Senhor, sou grata a Ti nesse dia pelo frescor do dia, pois o Senhor é o dono tempo, das estações, que faz o sol brilhar e a chuva cair para resfrescar a terra. Sou grata porque temos o teu filho Jesus que morreu na cruz para nos salvar e nos purificar de todo pecado. Sou grata, Senhor, pelo Espírito Santo que refrigera, conforta e reconforta a nossa alma. Em nome de Jesus. Amém!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia