sábado, 3 de março de 2012

A Palavra!

Texto bíblico: Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. (Provérbios 25:11)

A fala é uma das maiores expressões do ser humano. Falar é um grande privilégio para todos nós. O sábio Salomão sabia da importância da palavra dita no tempo certo com inteligência e bom senso. Devemos, pois ponderar o que falamos. O crente possui a mente de Cristo, logo suas palavras devem conter sabedoria e bondade. Não acredito que haja poder em nossas palavras a ponto de determinar o destino das pessoas, mas elas podem influir para o bem ou para o mal.

Ora, toda a nossa fala deve ser para abençoar as pessoas que nos ouvem: confortar, ajudar, exortar, encorajar, fortalecer. Não podemos falar quaisquer coisas, principalmente de coisas imorais, eis a exortação divina em Mateus 12:36 “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo.”

Na mesma diretriz, o apóstolo Paulo adverte: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33 ”. À vista disto, devemos pois tomar imenso cuidado para não pecarmos contra Deus e nosso próximo com as palavras que proferimos sem sabedoria. Falemos com amor, carinho e sabedoria procurando sempre ajudar e edificar as pessoas que nos ouvem.

Aliás, é bom lembrar que as nossas palavras devem ser temperadas com um doce e sincero sorriso para alegrar aos que nos ouvem. Lembre-se, meu amado irmão em Cristo, da palavra registrada em Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

Medite querido irmão no que você anda dizendo... Está falando de coisas espirituais ou carnais; de coisas morais ou imoralidade; de amor ou ódio? Cuidado com o que falamos, pois estaremos mostrando todo o nosso coração a quem nos ouve: o bem e o mal que há em nós!

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com