sexta-feira, 9 de março de 2012

Tempo de esperar

Texto bíblico: Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Salmos 40:1 

Esperar com paciência não tem sido uma atitude comum em nossos dias. Até porque a correria foi incorporada à vida hodierna de maneira deletéria. Parece que as vinte horas do dia não são o bastante para atendermos as nossas necessidades necessárias e que as julgamos imprescindíveis. 

Talvez alguém venha a dizer que Deus errou quando fez o dia com vinte e quatro horas tal a sua carga de trabalho e ocupações. É interessante o fato de que sendo Deus eterno fez o mundo em sete dias e descansou no sábado. É um caminho para todos nós: trabalho e descanso. 

Lembro que ainda no seminário, o sábio professor Laudelino de Psicologia ensinava que a vida deve girar em torno de quatro elementos: Deus, trabalho, amor e lazer. Dizia do alto de sua experiência e espiritualidade que a vida para ser equilibrada deveria observar aqueles elementos em iguais proporções sob pena de sofrermos as conseqüências. 

O mundo diz que devemos atender de imediato a satisfação de nossos desejos. Tudo hoje é muito rápido: a informação, os carros, as comidas, as operações estéticas, a fortuna, o prazer etc. E nesta pressa louca, comprometemos a própria vida aqui e muitos na eternidade. 

Não é surpresa que tomamos conhecimento de muitos líderes jovens que estão sofrendo doenças emocionais e físicas sérias em decorrência da falta de atenção aos princípios divinos e a falta de bom senso.

Por outro lado, fico sempre surpreso com o ensinamento divino a respeito da vida cristã: Deus nos exorta a esperar Nele com confiança. Aguardar o tempo adequado, propício, oportuno para a realização de nossas ações. 

Não podemos fazer as coisas no tempo que desejamos, antes devemos buscar a orientação divina para que a nossa atuação seja boa, produtiva, e cheia da graça divina. 

Quantos líderes erram gravemente quando idealizam projetos particulares e tentam realizá-los à revelia do tempo e da vontade divina. 

Esperar em Deus não deve ser visto como um sinal de acomodação ou de covardia, mas como uma estratégia espiritual segura, eis que por mais capazes que sejamos não temos o domínio de todos os fatos e de todas as coisas. 

Muitas vezes, os nossos projetos demoram a serem realizados, e outras vezes simplesmente nada acontece, porém se confiarmos em Deus, compreender que Ele está controle de todas as coisas e também de nossas vidas, veremos a frente que foi melhor para nós a nossa passageira frustração do que a implementação de projetos nocivos em nossa vida e na causa de Deus. 

Certamente que a espera não há de ser de momentos ociosos, mas intenso de trabalho de oração, e leitura da Palavra, e ocupação nas coisas divinas, e práticas da vida. Certamente que Deus ha de ouvir o nosso clamor no tempo oportuno para o nosso bem maior. 

Pr. Marcos A. Nascimento 
marcosantonion@bol.com.br