quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O toque divino

Texto bíblico: Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. (Gn 32:24 )

Há momentos em que Deus nos separa para ficarmos a sós com Ele. Ninguém pode estar conosco, nem as pessoas que mais amamos ou confiamos. Sentimos uma necessidade muito forte de conversarmos com o Senhor, de nos revelarmos a Ele, como não fazemos com mais ninguém. 

A história de Jacó nos leva a refletir sobre esse momento. Ele saiu da casa de seu pai fugindo da fúria de seu irmão Esaú. Foi para Padã-Arã, onde morava o irmão de sua mãe Rebeca, que se chamava Labão. O motivo da fuga foi a sua atitude de enganar para roubar a bênção de seu irmão. 

No caminho para Padã-Arã Deus se manifestou a Jacó em sonho e disse-lhe: “Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra. E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito” (Gn 28.13-15). 

Ao acordar, Jacó fez um pacto com Deus, prometendo que se Ele o abençoasse em sua jornada, daria dez por cento de tudo que ganhasse para o Senhor. Apesar de viver na casa de seu tio Labão por 20 anos, sendo enganado por ele em muitas circunstâncias, a mão poderosa de Deus foi sobre Jacó e o abençoava de tal forma que nem mesmo os seus parentes entendiam. Quando Deus nos dá a sua Palavra sobre qualquer situação a respeito de nossas vidas, Ele vela para cumpri-la. Deus foi fiel a Jacó, acrescentando-lhe muitos bens materiais e uma numerosa família. 

Todavia, havia algo no caráter de Jacó que precisava ser transformado e somente Deus poderia fazê-lo. Há coisas em nossas vidas que precisam ser mudadas, mas somente com o toque do Espírito Santo. A libertação necessária para que o Senhor possa nos usar na sua causa da forma que tanto deseja é obra do Espírito Santo. 

Às vezes, nos encontramos fazendo coisas que o Espírito Santo já ministrou em nossos corações para não fazermos, mas caímos no mesmo erro. A nossa vontade fica adoecida, pois não acreditamos mais que podemos vencer. Porque falhamos tantas vezes, acabamos perdendo a autoestima e confiança em nós mesmos. Até a nossa fé fica enfraquecida. São debilidades que pela nossa própria força não conseguimos mudar. Mas o pecado precisa ser abandonado, as falhas de caráter precisam ser corrigidas, o “eu” precisa ser renunciado. É nesse momento que entra a ação do Espírito Santo e Ele nos faz lembrar que em Cristo Jesus vencemos todas as tentações, pois tudo Ele venceu por nós. Jesus foi tentado em todas as coisas, por isso podemos pedir socorro a Ele, pois o Senhor conhece a nossa estrutura. Está escrito: “Pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hb 2.18). 

Na vida de Jacó encontramos o segredo para mudar o que achamos impossível de ser transformado em nós: o toque divino. Somente um toque do Senhor pode transformar toda a nossa história. Assim se deu na vida de Jacó. Num determinado momento da sua vida, Deus mandou que Ele retornasse para Canaã. Mas ficou com medo de reencontrar o seu irmão Esaú, que anos atrás desejou matá-lo. Todavia, foi no vau de Jaboque, a sós com Deus, que Jacó experimentou o toque curador do Senhor. Ele fez passar o ribeiro a sua família, seus servos e tudo quanto tinha e ficou para trás, sozinho. 

Jacó percebeu que o Sumo Bem não são os bens materiais ou até mesmo a família, mas, sim, a presença e ação de Deus na vida. 

Jacó precisava do Senhor para alcançar o perdão de seu irmão, mas, acima de tudo, precisava ser transformado por Deus em sua essência. Jacó precisava eliminar da sua vida as fraquezas do seu caráter. Depois de 20 anos sofrendo nas mãos de seu tio Labão, chegou o momento de Deus operar uma mudança interior na vida de Jacó. Passou pelo deserto da vida, longe de seus pais, de seu irmão e de seu clã. Pagou um alto preço pelo engano. Mas aquele momento a sós seria diferente, especial, marcante. 

A Palavra do Senhor diz que anjos o esperavam (Gn 32.1). Deus já havia de antemão preparado aquele lugar para um encontro particular com Jacó. Foi o próprio Deus que o chamou para palestrar com Ele. E a noite foi intensa, dura, pois Jacó resistia em ceder para Deus. Até que disse ao Anjo do Senhor: “(...) Não te deixarei ir se me não abençoares” (Gn 32.26). Naquela madrugada Jacó recebeu o toque divino. Depois daquela noite, Jacó e Esaú se reencontraram e havia perdão nos seus corações. Deus mudou o nome de Jacó, que significa enganador, suplantador, para Israel, que significa campeão com Deus (Shedd, 1997). Jacó morreu naquela madrugada para que logo de manhã Israel pudesse nascer. E nunca mais ele foi o mesmo. 

Não podemos vencer sozinhas as fraquezas da nossa vida. Precisamos do Senhor, do toque divino em nosso interior. 

Somos falhas, mas o Espírito de Deus está pronto a nos ajudar e a operar mudanças em nós. Com Ele vencemos o pecado, as fraquezas e as situações impossíveis da vida. Creia no poder de Deus. A sua Palavra diz: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Não são meras palavras; são palavras do Deus Altíssimo, revelando a você o segredo da vitória. 

Ceda para Deus e sinta o milagre do toque divino em sua vida. 

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia

Nenhum comentário: