segunda-feira, 25 de julho de 2022

O valor de uma visita

Uma das visitas mais tocantes que tive na minha vida foi da minha amiga Jane.

Minha mãe tinha sido enterrada no dia anterior. Logo após o café da manhã, Jane veio me visitar e a sua visita foi um bálsamo para a minha alma. Ela conversou comigo um tempão e orou por mim.

Não me lembro sobre o que conversamos, mas lembro que a minha alma foi consolada com as suas palavras e sua presença doce.

Não me recordo da forma minuciosa como foi a oração que ela fez por mim, mas lembro que aquela oração foi conforto para o meu coração.

Também lembro de seu abraço terno e cheio de amor. Senti como se o Espírito Santo me abraçasse através dela.

Aquela visita transformou o meu dia e estreitou os laços de uma amizade que dura até o dia de hoje.

Aprendi com Jane o valor de uma visita e como pode ser consoladora nos momentos de dor.

Senhor, obrigada pelos amigos que são mais chegados  que um irmão. Amém! (Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. Provérbios 18:24)

domingo, 19 de setembro de 2021

O chamado

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus. Efésios 1:1)

Paulo sabia quem ele era em Cristo. Ele era um apóstolo de Jesus. Apóstolo significa "aquele que é mandado em missão" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ap%C3%B3stolo). Ele tinha plena certeza que não era apóstolo por si mesmo, mas sim pela vontade de Deus.

Da mesma forma como Paulo sabia do propósito de sua vida e de seu chamado em Cristo é necessário sabermos quem nós somos em Cristo e qual é o seu chamado dentro de Sua soberana vontade, pois se o nosso chamado está estabelecido em nossa própria vontade, ele é falsificado.

O verdadeiro chamado vem da soberana vontade de Deus, que nos conhece melhor do que a nós mesmos. No salmo 139:13 diz o seguinte: "Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe". Isso quer dizer que Deus conhece o nosso modo de agir, nossas virtudes e fraquezas e tem perfeita consciência onde pode nos colocar para que tenhamos uma vida plena para honra e glória de Seu nome.

Quando decidimos obedecer ao seu plano, somos felizes e frutíferos, assim como Paulo foi em seu chamado.

Senhor, nos conduz ao centro de Tua vontade, porque o nosso maior anseio é cumprir a Tua vontade, que é "boa, perfeita e agradável". Em nome de Jesus. Amém!

Rosangela Maria Nascimento - Bacharel em Teologia https://t.me/acavernanaoeoseulugar

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Gemidos - angústias da alma


Segundo o dicionário on-line de Português, a palavra gemido quer dizer: "Voz inarticulada e dolorosa; suspiro, lamentação, som plangente".

Quando não conseguimos conversar com Deus as nossas mais profundas dores, o Espírito Santo traduz com gemidos inexprimíveis a nossa dor para Deus.

Além disso, Ele com som plangente (Som plangente quer dizer: que chora, que está triste) chora conosco e sente profundamente a nossa tristeza e dor. O Espírito Santo não somente chora e fica triste conosco, Ele sente a mesma tristeza e chora o nosso choro.

A certeza de que não estamos sozinhos em nossas dores e tribulações é mais um segredo precioso da palavra de Deus.

Senhor, obrigada porque o Espírito Santo é um tesouro precioso em nossa vida para ser o nosso companheiro, intercessor, professor, guia e selo de garantia até o último dia da nossa vida aqui na terra. Gratidão, Senhor, pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Zeus e as crianças

Foto: Caroline Filandro

Certa vez, passeando com o cachorro da minha sobrinha chamado Zeus, algumas crianças se aproximaram para fazer carinho e brincar com ele. 

Foi interessante porque as crianças deitaram nele, tiraram fotos e o Zeus sentou no chão para ficar com as crianças. As mães no início ficaram com medo, pois Zeus é grande e a sua raça é Golden retriever. Para quem conhece essa raça sabe que é meigo, manso e brincalhão. Quando elas se sentiram seguras não impediram que as crianças brincassem com ele. Uma das mães delas até tirou uma foto. 

Depois fiquei refletindo sobre essa foto e lembrei das palavras de Jesus quando as crianças se aproximaram dele: "Então disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Mt. 19:14. 

Se Zeus deixou as crianças se aproximarem dele com alegria, amor e carinho, imagine Jesus quando as crianças se aproximaram Dele? Imagine a alegria das crianças ao abraçar Jesus , o filho de Deus? O Senhor nesse texto nos orienta que precisamos ser semelhantes às crianças para herdar o Reino dos Céus. Como é bom saber que quando nos lançamos nos braços de Jesus, sem reservas, nada pode impedir que Ele nos receba em seu Reino. Os discípulos tentaram impedir que as crianças se aproximassem para não incomodar o Mestre, as mães tentaram impedir que as crianças chegassem perto de Zeus por medo e cuidado. Portanto, tenhamos a firme certeza que o Senhor nunca vai nos impedir de nos chegarmos a Ele. Amém!

Rosangela Maria Nascimento - Bacharel em Teologia

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O calor ardente do pecado

 

Foto: Rosangela Maria Nascimento

Hoje tirei essa foto em frente à minha casa. Fiquei olhando para a árvore e para o céu grata ao Senhor por esse dia de domingo nublado e com o frescor da chuva fina que caiu essa madrugada. Na semana passada, no Rio de Janeiro,  vivemos dias de intenso calor. A impressão que tínhamos é que estávamos no deserto  e o vento, quando soprava, era um calor quente em nossa face.

Procurávamos por causa dessa sensação térmica alta encontrar formas de aliviar o calor: bebendo muita água, usando o ar-condicionado e outras alternativas que minimizassem o desconforto do clima quente.

Por isso, esse calor me fez lembrar de um texto bíblico que se encontra em Salmo 32:4: Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)

Davi ao escrever esse salmo estava com a sua alma em "sequidao de estio", pois estava ferida pelo pecado. Segundo o dicionário Educalingo.com, estio quer dizer "tempo quente e seco palavra da qual deriva o termo "estiagem". A mão do Senhor pesava sobre Davi e o calor ardente da angústia e da falta de comunhão com Deus veio sobre ele por causa do pecado.

As águas dos rios de água viva do Espírito Santo pararam de correr abundantemente em sua alma. O rio estava quase seco por causa do calor do pecado. Enquanto ele procurava alternativas próprias para aplacar a angústia do seu pecado,  Davi não sentiu o frescor da presença de Deus.

Foi quando Davi clamou a Deus e pediu perdão pelos seus pecados. Logo, o calor ardente do pecado se foi e as águas do Espírito Santo transbordaram e alegraram  a sua alma.

Senhor, sou grata a Ti nesse dia pelo frescor do dia, pois o Senhor é o dono tempo, das estações, que faz o sol brilhar e a chuva cair para resfrescar a terra. Sou grata porque temos o teu filho Jesus que morreu na cruz para nos salvar e nos purificar de todo pecado. Sou grata, Senhor, pelo Espírito Santo que refrigera, conforta e reconforta a nossa alma. Em nome de Jesus. Amém!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Quando a tempestade chega

Texto bíblico: Atos 27: 1-44 

Introdução

Pensa numa situação muito ruim, pois é pode ser pior. Estamos vivendo uma tempestade sanitária, econômica e politica, jamais vista pelo tamanho de sua magnitude e consequências, as quais ameaçam em primeiro lugar a nossa saúde e vida. 

Já chegamos ao fatídico patamar de 27.878 mortes por COVID-19, e 465.166 casos, em todo o Brasil, no Rio de Janeiro, chegamos a 5.079 mortes e 47.953 casos; a segunda os nossos empregos, ganhos e bens (perdemos quase 4,9 milhões de empregos, com 12,6% de desemprego na população; e um prejuízo de 320 bilhões de reais; e a terceira, a nossa frágil democracia com falta de união entre os três poderes (as inflações administrativas e penais que perseguem nossos governantes, e estão sendo julgadas pelas instâncias próprias da República. 

Na verdade, toda a nossa confiança naqueles alicerces da vida foram arrastados pelas tempestades que ora nos açoitam com muita força. 

Em meio à tempestade tríplice que atravessamos, não podemos esquecer a nossa própria tempestade interior que tem também grande poder destrutivo sobre nós, e nosso entorno. 

Ela nasce dentro da mente e do coração em razão das perdas materiais, emocionais a que estamos submetidos e potencializada pela tempestade tríplice que nos cerca. 

Mesmo diante de tanta incerteza, trago à memória dos irmãos, o texto paulino no qual Paulo deposita em meio à tempestade toda a confiança e esperança somente em Deus na história relatada no texto bíblico. Atos 27: 1-44.


1. Quando a tempestade chega PÕE FIM AOS PROJETOS HUMANOS

Os passageiros da embarcação relatada por Paulo ficaram 14 dias na tempestade e o percurso da viagem foi alterado. Como eles nossa agenda foi também totalmente alterada em rotinas incansáveis de adaptação a nova realidade.

Nossos projetos foram adiados ou cancelados (chegada ao destino adiada); 

Nossos sonhos foram desfeitos (pensavam em lucros, e tiveram prejuízo total); 

Nossos ganhos e bens se perdem (prejuízos matérias e emocionais enormes); 

Nossa segurança fica fragilizada, perigo de vida o tempo todo; 

Nossa saúde é atacada de forma vil, internações e sequelas físicas da doença; 

Nossa vida corre risco o tempo todo (perdemos amigos, pessoas amadas, em quantidade de mortes superior à das guerras recentes); 

Nossa autoconfiança e conhecimento falharam (eram marinheiros experientes, mas falharam. ninguém chegou perto de acertar com esta pandemia, nem nas melhores e maiores nações do Mundo, foram pegos de surpresa; 

Nossos costumes foram radicalmente alterados: álcool gel, distanciamento, isolamento e máscara; não podemos ver nossos parentes e amigos nos hospitais, nem podemos tão pouco enterrar alguns como desejaríamos; 

Nossos cultos e comemorações deixaram o lugar do tempo físico e foram para as mídias sociais e aplicativos de encontro virtuais; 

Tivemos que nos reinventar e sermos mais criativos para preparar os cultos virtuais de domingo. 

Nunca se ouviu tantas mensagens poderosas nas mídias sociais pelos servos de Deus. 

Devido à falta de cultura digital, muitos ficaram alheios aos trabalhos eclesiásticos, inclusive líderes religiosos. 

Terão que aprender rápidos ou ficaram esquecidos para sempre. 

Nossas expectativas de melhora desapareceram. Mas, Segundo I Coríntios 2.9: Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.


2. Quando a tempestade chega PORQUE IGNORAMOS OS SINAIS

Já estavam navegando com muita dificuldade perto de Creta; 

Não prosseguiram mais adiante devido ao vento contrário; 

Costearam a ilha de Creta com muita dificuldade; 

Chegaram a um lugar chamado de Bons Portos (falsa esperança); 

A navegação começou a ficar muito arriscada; 

Paulo os adverte de que a navegação vai ser muito trabalhosa, com dano para a carga e para a própria vida dos passageiros; 

Mas o centurião deu mais credito ao piloto e ao mestre do navio do que a Paulo; 

Quantas vezes sofremos a tempestade por culpa dos outros, e às vezes, por nossa própria culpa, mas não devemos nos desesperar. 

Ora, nós não atentamos para o que acontecia no Mundo lá fora, e infelizmente estamos sofrendo as consequências (15) 

3. Quando a tempestade chega DESFAZ TODA A ESPERANÇA DE VIDA: 

Desfaz o nossa zona de conforto e segurança, lançando-nos no caos da tempestade; 

Desfaz a esperança de ganho material. (18-19); 

Desfaz a nossa frágil segurança em alguma coisa; 

Desfaz a nossa expertise em qualquer conhecimento; 

Desfaz nossos paradigmas estabelecidos; 

Desfaz as pequenas coisas que nos incomodam: nossas opiniões de nada valem na tempestade, nosso orgulho somente atrapalha (11-12); 

Desfaz a esperança de viver, e chega o medo da morte iminente. 


4. Quando a tempestade chega, DESCOBRIMOS... 

Que a nossa expertise de nada adianta para resolver o grande problema; 

Chegamos à conclusão, tarde demais, que erramos, e não tem como voltar atrás, somente nos restando administrar os prejuízos e consequências; 

Que os bons conselhos não vêm somente dos especialistas na área técnica, o homem de Deus não pode se omitir, nem se julgar livre do perigo que atinge a todos; 

Que todos os nossos planos foram de água abaixo literalmente. 


5. Quando a tempestade chega, SOMENTE NOS RESTA CONFIAR EM DEUS 

Não havendo solução a vista, resta-nos entregar a Deus a nossa vida e nossos projetos futuros; 

Reconhecer que cometemos erros crassos e inconfessáveis; 

Confiar em Deus pela fé e não pelos fatos que acontecem no nosso dia a dia; 

Descobrimos que Deus continua interessado em nós mesmo depois de termos cometido erros (23-24); 

Mas, os nossos recursos não devem ser esquecidos (27-28-29); 

Não adianta entrar em desespero, pode ser fatal (31), o homem de Deus deve ser proativo; 

Mesmo em meio ao perigo, precisamos cuidar de nós e dos outros (33); 

É preciso dar graças a Deus em meio ao naufrágio de nossas vidas (35); 

É necessário restaurar a autoestima e a confiança (36); 

Para sobreviver, às vezes, é preciso quebrar paradigmas (42-43). 

Todos se salvaram pela instrumentalidade do homem de Deus (44), o homem de Deus não pode se isolar neste tempo de tempestades, o rebanho precisa de sua presença virtual, e física quando necessário, mas não deve ser ingênuo para esquecer as medidas de segurança pessoal e familiar. 


Conclusão:

A vista de tudo isto, qual deve ser então a nossa atitude mais promissora, senão lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, e confiança de que Ele nos livrará na tempestade e dela também. 

Trago à memória dos amados, o que diz o profeta– Habacuque 2:4, O justo viverá da fé, neste tempo, precisamos muito viver pela fé em Deus em que pese às perdas, as dores, a total falta de boas perspectivas, continuemos a confiar em Deus, pois ele está no controle de todas as coisas, está cuidando de cada um de nós. 

TENHAM FÉ IRMÃOS... 

Pr. Marcos A. Nascimento

terça-feira, 13 de junho de 2017

Abençoados

Texto bíblico: A feitiçaria e a adivinhação não valem nada contra o povo de Israel. Agora todos dirão a respeito desse povo "Vejam só o que Deus tem feito!"  (Números 23:23)

Aprendo nesse texto um princípio: aquilo ou aquele que Deus abençoa ninguém poderá intentar o mal. Balaque quis que o profeta Balaão amaldiçoasse o povo escolhido de Deus e prometeu pagar-lhe uma grande soma de dinheiro. Além disso, ofereceu 3 sacrifícios caros. Em todos eles foram apresentados 7 touros e 7 cordeiros, conforme o pedido de Balaão. Entretanto, todas ás vezes Deus ordenou Balaão abençoar o povo de Israel.

É reconfortante para a nossa alma saber que quando Deus abençoa  não há feitiçaria, maldição ou adivinhação que possam ser feitas ou proferidas contra as nossas vidas que Deus não possa aniquilar. 

Grande abraço,

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar


quarta-feira, 24 de junho de 2015

E procuras tu grandezas?

Texto bíblico: E procuras tu grandezas? Não as busques, porque eis que trarei mal sobre toda a  carne, diz o Senhor ; a ti, porém, darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores. (Jeremias 45.1-5)

O que nos leva a servir ao Deus Vivo? Quais são as nossas motivações por debaixo de toda a nossa piedade, e trabalho duro no serviço do Senhor? 

Certa vez Jesus falou a respeito daqueles que desejavam alguma recompensa para servir no Reino de Deus, vide Lucas 17.10 “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.”

Claro que não somente cumprir a obrigação de servos, afinal todos nos somos propriedade do Deus Eterno, mas também servi-Lo com todo o amor de nossos corações, sem esperar nenhuma recompensa ou reconhecimento.

Baruque, o fiel secretário de Jeremias, exprimira a sua queixa: “3 Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o Senhor tristeza à minha dor! Estou cansado do meu gemido e não acho descanso.”

As notícias não eram boas: o povo não dera crédito à mensagem de Jeremias, a sua própria família se tornara sua inimiga; o juízo de Deus estava às portas de Judá; a vida de Jeremias e a de Baruque corriam risco de morte o tempo todo.

Quantas vezes o ministério que Deus nos outorga é por demais pesado, difícil, incompreendido até por aqueles que deviam nos amar, os nossos familiares e ovelhas. O ministério de Jeremias e seu escriba Baruque, não foi nada fácil, eis o porquê da lamentação deste.

Vivemos dias de grandes ministérios, grandes templos, milhares de membros em uma só igreja, grande volume dinheiro de ofertas que precisam de aviões para ser levado à igreja sede, grandes eventos.

Não queremos sofrimento, incompreensão, nem um lugar esmo, nem pouca coisa. Lembro com saudade daquela estrofe do hino 298 do Cantor Cristão: “Eu quero encontrar um obscuro lugar na seara do meu bom Senhor!”

Paira no ar e no coração, uma sensação de desconforto, de incapacidade, de derrota, de desprestígio quando não vivemos as grandezas deste mundo gospel em muitos de nós, servos do Senhor.

Em que pese a nossa total dependência de Deus para fazer a sua maravilhosa obra, certamente que Ele não é injusto para não a devida recompensa, vide II Crônicas 15. 7

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.”

Certamente que Jeremias e Baruque já receberam a sua preciosa recompensa, e estão muito satisfeito com Jesus na glória celeste.

Também, espero caminhar neste mundo fazendo a vontade de Deus e amando de todo o meu coração o Senhor Jesus, mesmo sem as recompensas deste mundo passageiro, ainda que seja gospel.

Pr. Marcos A. Nascimento - marcosantonion2@gmail.com

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A vida é simples

A vida passa tão rápido. Muitas vezes, perdemos tanto tempo com pensamentos inúteis e negativos, que só nos provocam angústias e dores. Não quero ficar pensando loucamente nas coisas que não tenho ou não vivi, mas nas coisas que Deus já me abençoou. Quando nos deixamos levar por esses pensamentos ruins perdemos a capacidade de sentir e curtir o gosto saboroso da vida.

Para esse final de 2014 e começo de 2015, se assim Deus me permitir, quero amar mais, cheirar as flores, sentar debaixo de uma boa árvore, sentir o sabor salgado e do cheiro da água do mar e dos rios, quero brincar mais com meus sobrinhos, andar de bicicleta, sentindo o vento bater em meu rosto, ir ao cinema ver um bom filme, visitar os amigos, minha família, conversar coisas boas, tirar as palavras negativas dos meus lábios e do meu coração, dar atenção até para aqueles que "acho" que não merecem minha atenção, mas que no fundo estão carentes de um abraço, de um olhar carinhoso, mas não sabem se expressar, falar ao telefone com um amigo distante ou de perto que há muito tempo não vejo, quero ir à cachoeira, olhar para o céu azul, tomar banho de chuva, conversar com aquela amiga querida sem pensar nos compromissos do amanhã, ver o pôr-do-sol, o nascer do sol, ler um bom livro, tomar sorvete, comer chocolate sem "culpa", pelo simples prazer de viver.

Na realidade há tempo para todas as coisas, mas precisamos desenvolver a sabedoria de viver. Que o Senhor nos dê sabedoria para viver e valorizar realmente o que é importante na vida. E o mais importante de todas as coisas relacionadas: QUERO LOUVAR A DEUS TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA!!!

Com carinho e um excelente final de ano para todos e um 2015 cheio da presença de Deus!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar

terça-feira, 1 de julho de 2014

Prazer e tristeza na Casa de Deus

Texto bíblico: Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. (Salmos 27 : 4)

Dentre os maiores privilégios e prazeres de um crente é estar na casa de Deus para louvá-Lo com toda a sua alma, coração e forças.

Nunca vi um crente fiel que não gostasse de estar presente aos cultos, seja no templo, seja nos lares, seja em qualquer lugar nos quais seja reverenciado o nome do Criador.

Sempre para mim foi inconcebível passar o domingo longe do templo do Senhor, deixando de ouvir os hinos santos, ouvir a Palavra Divina, os ensinamentos dos irmãos mais experientes, compartilhando ricas experiências de vida cristã, entregando minhas ofertas e dízimos.

Por isto mesmo não entendo pessoas que se dizem crentes e passam meses sem comparecer aos cultos em sua igreja.

O desejo do salmista de morar no próprio templo nos leva a pensar no cuidado que temos com a casa de Deus no sentido de vê-la bonita, limpa, atraente. Aliás, a casa de Deus deve ser o modelo perfeito para as nossas casas pessoais aqui na terra.

Quantos têm os seus palacetes, mas não cooperam para a manutenção da casa de Deus. Que modo triste de viver a vida cristã. Ah! Quantos terão imensa surpresa quando chegarem aos céus de Deus.

A casa de Deus, o templo, deve ser um lugar belo e confortável e atraente pois um belo templo também prega o evangelho de Deus. Ademais irmãos, lembrem-se também de que o seu testemunho é a melhor pregação do evangelho. Sendo um crente fiel e cuidadoso com as coisas de Deus, certamente que muitas pessoas se sentirão atraídas pelos crentes e pela bela casa de Deus.

Em que pese o prazer de estar na casa de Deus, ficamos tristes às vezes, porque os louvores cantados não são aqueles que realmente edificam, mas apenas produto de consumo do mundo gospel.

Ouvimos mensagens produzidas apenas pela mente humana, repleta de chavões políticos e religiosos com o objetivo de agradar, e não de despertar o povo para a santificação, para o trabalho de Deus e prepará-lo para vinda do Senhor.

Não é por acaso que as igrejas hoje não mais excluem os membros que pecam, que adulteram, que fraudam os outros, muitos destes casos são resolvidos no gabinete pastoral com perdão do próprio pastor após a confissão dos pecados (pastores imitando os padres).

Por outro lado, ficamos entristecidos quando há discriminação em face dos crentes fieis e mais experientes da igreja para beneficiar os mais jovens e os que estão chegando, criando uma base política de sustentação para o novo ministério.

Os membros que deram a sua vida pela Igreja são esquecidos, e a história é contada a partir do novo pastor, dos novos membros, formando muitas vezes uma verdadeira ditadura evangélica.

Sem falar que agora também foi criada a bolsa espiritual, pastores que usam o seu poder econômico para seduzir e prender a almas das ovelhas dando-lhes ajuda material com o dinheiro dos dízimos e ofertas que deveria ser usado para fins espirituais. 

Prazer e tristeza na casa de Deus, que este sentimento deixe de existir em nós e no meio evangélico, assim desejamos e assim oramos ao nosso Deus, Pai das Misericórdias eternas.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Batalha espiritual V

Texto bíblico: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)

Quando falamos em batalhas, logo nos vem à mente a necessidade de armas capazes de combater os nossos inimigos, e vencê-los.

Tendo já conhecimento de que as armas do inimigo não servem para os crentes, eis que provocam o chamado “fogo amigo”, passamos a falar sobre as armas espirituais que nos são oferecidas a cada um de nós para a terrível batalha que se trava dentro de nós e nos lugares celestiais.

Na verdade, são armas produzidas a partir da atuação do Espírito Santo dentro de cada um de nós, preparando-nos para sermos invencíveis na batalha espiritual. O nosso poder de fogo se manifesta na nossa total dependência divina e numa vida submissa à orientação do Espírito, tendo uma conduta exemplar, sem mácula, irrepreensível diante de Deus e dos homens.

A verdade é a nossa primeira arma. Ser verdadeiro, identificar-se com a verdade divina através de uma vida correta como a de Natanael: “Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. João 1:47.”

Que testemunho maravilhoso, Jesus olhou para o coração de Natanael e não encontrou dolo nenhum. Ah! O que Deus pode fazer através de um homem compromissado com a verdade! A conduta de Natanael é uma arma poderosa contra o mal.

Não é a arma visível que temos nas mãos para amedrontar o inimigo que é letal, mas o que temos dentro de nós que se manifesta na nossa conduta diária, é que irá provocar danos tremendos nas fileiras do inimigo. Observe o que apóstolo Paulo diz: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4 : 8.

Quantos em nosso meio costumam usar as armas do inimigo: não dizem a verdade, não são éticos, convivem com o pecado como se fosse um velho amigo. Alguns políticos ficariam com vergonha de nossas terríveis técnicas para enganar, manter o poder, mesmo que tenham que esconder o que é verdadeiro.

Aliás, é bom lembrar que o pai da mentira é o Diabo. Omitir a verdade, fazer parecer o que não é verdadeiro, também é mentira.

Se a sua mente e o seu coração estão cheios desta arma poderosa, a verdade, você está bem armado e é capaz de provocar grandes baixas nos batalhões do inferno.

A verdade de Deus deve encher a nossa vida todos os dias, todos os momentos. Devemos encher o nosso coração com o que é verdadeiro, santo e puro diante de Deus. Somente assim, poderemos usar a primeira arma poderosa do arsenal divino, a verdade.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@gmail.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A insensatez da vida!

Texto bíblico: Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. Eclesiastes 10:1

Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra.
Somos sempre ensinados a pensar que as pessoas boas, honestas, inteligentes e trabalhadoras sempre se darão bem na vida. Esperamos sempre que tais pessoas atingem seus objetivos, seus sonhos e vivam felizes para sempre.
Este pensamento na verdade, é a regra geral, porém não podemos esquecer que as exceções são muitas. Às vezes, diante de tantas, chegamos a pensar que não vale o esforço para seguirmos os mandamentos divinos.
Somos confrontados a todo o momento com o crescimento dos maus, e eles até vivem bem, são aparentemente felizes, ficam ricos, conseguem o que desejam, morrem até com honras.
De outro lado, vemos pessoas boas que não conseguem sucesso nesta vida. Sofrem toda sorte de males: doenças, desemprego, desilusão, dores, e até morrem em completo esquecimento.
É interessante como alguns tolos conseguem a atenção de tanta gente. São colocados em lugares de honra, de responsabilidade, ganham altos salários, enquanto pessoas sábias são deixadas de lado mesmo em nosso meio.
Parece que temos uma tendência de sermos insensatos, não paramos para analisar com profundidade aqueles que elegemos para nos dirigir. O resultado sempre é catastrófico.
Ademais a vida é imprevisível, cheia de riscos, não sabemos o que pode nos acontecer. Talvez aqui resida toda a beleza de viver. Viver é um privilégio inefável, mesmo com todos os riscos inerentes à vida que vivemos.
Nada pode nos garantir que o fato de vivermos de acordo com os mandamentos divinos nos dará uma vida gloriosa, rica e completa aqui neste mundo repleto de insanos.
Somente, e tão somente na glória celeste é que receberemos o galardão pela obediência à Palavra de Deus nesta vida. Vale à pena viver de acordo com os mandamentos divinos, mesmo que as coisas não ocorram como desejamos ou como sonhamos. Mesmo que os maus triunfem e nos façam todo o mal que puderem.
Teremos que viver correndo os riscos da insensatez humana em que pese a nossa posição de filhos de Deus. Mas, uma coisa tenho a certeza: o insensato pagará caro pelos seus erros, e os puros alcançarão a vida plena aqui e no além de Deus.
Não podemos esquecer que embora os maus possam nos causar grandes estragos, estes hão de contribuir para o nosso bem maior. Deus está no controle de todas as coisas, mesmos aquelas que nos fazem um mau passageiro, eis que passageira é a vida neste mundo.
Sejamos firmes diante das lutas e desenganos da vida, logo ali, além, estaremos para sempre com nosso Deus.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com

domingo, 9 de março de 2014

A bem-aventurança de confiar nas promessas de Deus

Texto bíblico: Mateus 5: 4-12

As bem-aventuranças são promessas feitas aos discípulos fiéis, falando a respeito dos céus e de todos os benefícios daqueles  que guardarem as instruções dadas por Jesus.

Devemos nos apegar ardentemente ao Senhor e confiar sem reservas em suas palavras, pois Ele não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender, porventura falaria e não cumpriria ou revogaria aquilo que já prometeu? (Nm 23:19). Por isso, a sua Palavra é a bússola que irá nos conduzir a entrar nas mansões celestiais, e nessa caminhada rumo ao céu devemos examinar as Escrituras, pois o próprio Jesus falou que através dela conheceremos os seus desígnios e projetos para nossa vida, e assim não perecermos por falta de conhecimento. (Os 4:6)

São nove as bem-aventuranças que Jesus proferiu no Sermão do Monte, que serão obtidas por aqueles que observarem as Suas ordenanças, cumprindo-as de maneira cabal, se tornando assim cidadão dos céus para conservar o seu passaporte para a viagem. Ele nos levará ao encontro com o noivo. Precisamos estar preparados com o nosso coração e mente santificados, e estarmos envolvidos com os preparativos desse que será o maior acontecimento na vida daqueles que se mantiverem em submissão ao Senhorio de Cristo.

Somos discípulos do Senhor, ou seja, aprendizes e o que observamos no Sermão do Monte é que Jesus quer que os seus alunos tenham atitudes diferentes da multidão, que ouve e não cumpre os seus ensinamentos. O verdadeiro discípulo de Jesus coloca em prática todos os ensinamentos do Mestre para que o Evangelho seja proclamado através das nossas boas atitudes, demostrando assim a que reino pertencemos, para que a sua obra vicária não seja em vão. Pois cada vez que negligenciamos Jesus em nossas ações ficamos a mercê do acusador. 

Se alguém ouve as palavras e não as pratica é comparado a um homem que edificou a sua casa sobre areia, veio à tempestade e arruinou toda aquela construção, ou até mesmo um homem, que se olhou no espelho, e esqueceu-se como era a sua fisionomia. Esse simbolismo o Mestre usou para definir aqueles que não herdarão a vida eterna, e consequentemente terão o seu lugar no lago de fogo e enxofre.

Devemos ter atitudes que sejam compatíveis como de um herdeiro de uma promessa incorruptível, e andarmos na luz como Ele andou,  não cumprindo a concupiscência da carne para sermos merecedores de participar desta tão maravilhosa promessa, que nos fará esquecer de todas as adversidades que enfrentamos nessa vida, uma vez que o reino dos céus é tomado a força. ( Mt 11:12)

Portanto, o Mestre espera que como discípulos seus tenhamos Suas e encontremos a verdadeira felicidade nEle. Quando temos esse entendimento reconhecemos que não é trabalhoso sermos obedientes aos Seus preceitos, alcançando assim a paz e a felicidade que provêm do Seu Espírito.

Precisamos ser pobres de espírito, não me refiro a condição financeira, e sim sermos humildes de coração, reconhecendo a nossa condição de pecador e dependência de Deus. Assim, herdaremos o reino dos céus como recompensa por tal tal procedimento.

Se chorarmos aqui somos felizes, uma vez que teremos o Seu consolo, pois Deus limpará de nossos olhos todas as lágrimas. (Ap. 4:4)

A mansidão é uma atitude de submissão a vontade de Deus, sendo o oposto de orgulho. É a docilidade que nos fará herdar a terra, uma vez que o Senhor diz: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.”( SL 37:11)

Se tivermos fome e sede de justiça seremos fartos. No mundo há tantas injustiças e tantas desigualdades sociais, intelectuais entre outras, que precisamos ansiar e praticar essa bem-aventurança, pois os que se submeterem a Sua vontade serão fartos da justiça.

Todas às vezes que Jesus operava milagres com objetivo de restituir a dignidade ao ser humano Seu interior se movia de íntima compaixão. Da mesma forma, devemos ser misericordiosos  para alcançarmos misericórdia, perdoando e sempre prontos a ajudar uns aos outros como fez Nosso Mestre. ( Mt 20:28).

O coração simboliza o "centro das emoções", portanto deve ser sempre  guardado para que Deus possa reinar em nosso interior, para que sejamos sempre identificados como discípulos do Senhor.

A sociedade hodierna ampara o errado como certo. Por isso, os que querem viver de maneira condizente com o seu discipulado, certamente serão confrontados e perseguidos. Aqueles que não forem contaminados com os argumentos do mundo e suas práticas terão um grande galardão, pois o Evangelho significa boas novas de arrependimento e novidade de vida, posto que sem essa mudança o ser humano não estar apto para herdar a vida eterna.

Ser bem-aventurado não é fácil, porém é recompensador, uma vez que as regras que nos fazem ser felizes não podem se comparar com a recompensa que herdaremos naquele grande dia. Portanto, não espere ter uma vida de facilidades, pois estamos em uma missão e somos peregrinos nessa terra. Por isso, as nossas atitudes não se coadunam com os hábitos desse mundo, e assim sendo, vamos provar a boa e agradável vontade de Deus. (Rm 12:2).

Cátia Regina Machado
Bacharel em Teologia e Advogada
E-mail: catiaebenezer@gmail.com

terça-feira, 4 de março de 2014

O encanto verdadeiro


No dicionário Aulete Digital há uma definição de graça que me surpreendeu, pois uma das definições da palavra "graça" tem o significado de  "encanto pessoal". 

Comecei a refletir sobre essa definição e cheguei a conclusão de como Deus nos encantou com a dádiva de sua graça, entregando seu filho único na cruz do calvário para nos redimir de nossos pecados. 

Através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário Deus nos conectou de novo com Ele através de Seu filho, que estava perdida com a entrada do pecado desde o Jardim do Éden.

A Palavra de Deus em Rm. 5:8 expressa que Deus nos atraiu a Ele por meio de Jesus Cristo, dando como prova de seu amor para conosco o seu filho Jesus, mesmo sendo nós ainda pecadores (Rm.5:8). Esse amor de Deus nos encantou e nos atraiu a Ele como um imã é atraído pelo ferro mediante a aplicação de um campo magnético. Jesus é esse campo magnético que nos atraiu a Deus. Aleluia!

Depois de sua morte Jesus ressuscitou, voltou para o céu e fez uma promessa que um dia retornaria para nos buscar e morar com Ele para sempre no céu. 

O Senhor é tão carinhoso e tão encantado por nós que está preparando uma morada especial para cada um de seus filhos no céu, porque quando aceitamos Jesus como Salvador nos tornamos filhos de Deus por meio de Jesus. A palavra de Deus em João 14:2-3 nos confirma essa promessa e diz o seguinte:  "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também".

Como é bom ter sido conectada através de Jesus com o Pai por causa de Sua graça, de Sua misericórdia, de Seu "favor imerecido". A morte de Jesus nos trouxe paz, nos abriu o entendimento, nos libertou das garras de Satanás e do império das trevas para o reino de Sua luz (Col. 1:13). Esse é o encanto verdadeiro: Jesus Cristo!

Rosangela Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar

sábado, 31 de agosto de 2013

A carroça da alegria

Carregada de garrafas vazias, papelões, bolas de festa, amarradas à sua volta, a carroça ia sendo conduzida por uma mulher que cantarolava alegremente numa manhã qualquer do bairro de Cruz das Armas.

Seu filho, já um rapazinho, pulava e brincava à frente da carroça, segurando um pedaço de cordão com várias bolas flutuando no ar, ia de um lado para outro, numa demonstração de pura euforia.

Eram mãe e filho que trabalhavam muito cedo, catando pelas ruas o que encontravam de utilidade nos lixos das casas. O lixo que, talvez, na noite anterior, tenha sido motivo de alegria de uma família que comemorava um aniversário ou outro evento.

Vez por outra, o garoto saía de seu folguedo e ajudava a mãe a arrumar os utensílios encontrados, de forma a sempre sobrar espaço para caber mais coisas. Depois, voltava a saracotear pela rua com suas bolas de festa.

Essa mulher, assim a chamo, não sei seu nome, onde mora, só sei que vive de catar o que outros não precisam mais, dos restos de suas alegrias, de suas mesas fartas, de algum objeto vazio de seu toucador, de sua intimidade...

Talvez a mulher da carroça não tenha marido, como tantas mães solteiras que vivem do seu trabalho, carregue também o peso de outra responsabilidade, ou seja, a própria provedora de sua casa.

Esse era o seu ofício, o seu ganha-pão, feito com humildade e alegria, porém honesto e dignificante, que não desonra e nem suja as mãos...

A mulher da carroça e seu filho iam pouco a pouco desaparecendo, ora parando aqui, ora acolá, até que dobraram uma esquina e se foram, dobrando outras esquinas, quem sabe, cantarolando alegremente uma música, enchendo de alegria as ruas afora, felizes da vida.

Washington Luiz do Nascimento
Estudante de Jornalismo
E-mail: washingtonluiznascimento@hotmail.com

sábado, 24 de agosto de 2013

Meu inesquecível Mestre

Cidade de Santa Rita. Rua Peregrino de Carvalho, anos de minha adolescência. Não preciso exatamente em que ano, mas sei que fora nessa época que ele me apresentou as primeiras noções da língua inglesa, da charada e das palavras cruzadas, além do jogo de damas.


 Foto: Washington Luiz do Nascimento

Recordo-me, ainda, daquela maneira firme no falar com professoral paciência e, com os movimentos dos lábios e braços em gestos explicativos, pronunciando as palavras em inglês: búk, désk, pêncil, mórning, mais outras tantas, ensinou-me as primeiras noções da língua de Shakespeare.

Absorvia suas palavras com interesse de quem queria aprender, repetindo a pronúncia dos termos exatamente como por ele era ensinado. O velho mestre entregava-me, depois, uma relação com novas palavras para no dia seguinte sabatinar-me.

Ensinar sempre foi seu propósito e missão, seu dever e prazer maior. Isso porque percebia nos seus olhos vivos e inteligentes, sua alegria ao ver seu pupilo responder o significado das novas palavras e com a pronúncia correta.

Fui adotado como seu aluno, lembro-me. Talvez porque tínhamos afinidades em comum: ambos gostávamos de ler, recitar poesias, conversar sobre os mais diversos assuntos. Já discutíamos à época a filosofia dos grandes filósofos gregos, a exemplo de Platão, Sócrates, Aristóteles. 

Incentivou-me o velho professor a aprender palavras cruzadas que era um dos seus passatempos prediletos, pois julgava que os conhecimentos de novos sinônimos monossilábicos e dissilábicos iriam facilitar-me a resolver os problemas de charada.

Não sei até hoje em que série ele parou os estudos escolares. Só sei que seus conhecimentos adquiridos de maneira autodidata, formaram o arcabouço cultural que o tornaram um poeta, um escritor e um intelectual digno de admiração.

Por fim, agradecido, carrego dentro do peito as melhores recordações do professor e amigo que, do alto dos seus atuais 91 anos, ainda continua lúcido, criativo e motivo de orgulho de sua esposa, filhos e parentes, além dos atuais e velhos amigos que têm a graça de tê-lo como fonte de inspiração e exemplo de vida. Assim como tenho...

Em 20 de junho de 2013

Washington Luiz do Nascimento 
Estudante de Jornalismo
E-mail: washingtonluiznascimento@hotmail.com

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dor

Texto bíblico: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

Segundo o Dicionário Aulete digital dor significa:  Sensação dolorosa, de maior ou menor intensidade, em qualquer parte do corpo. Sofrimento moral ou psicológico causado por amargura, agonia, perda etc.; desgosto; mágoa; tristeza. Arrependimento, remorso. 

Certa vez, lendo um livro de Philip Yancey,  que se intitula "A dádiva da dor", ele colocava que a dor é uma defesa para o nosso organismo, pois nos avisa que algo está errado e que precisamos resolver, e isso se referia a todos os aspectos: físico, emocional e espiritual. Compreendi através desse livro que a dor nos acompanha em todos os aspectos de nossa vida, pois a dor age como um sinalizador.

Gostaria de escrever sobre um tipo de dor, que todos nós passamos algumas vezes na vida: a dor da frustração de um relacionamento amoroso que não deu certo. É interessante,  mesmo que terminemos um relacionamento que sentimos que não vai dar certo,  nos causa uma dor profunda de alma. No fundo de nosso coração gera uma frustração de mais um relacionamento que não fluiu, que não era aquilo que pensávamos ser. Gera a sensação que nunca encontraremos alguém para compartilhar a vida.

Apesar de todas as complexidades  de um relacionamento a dois, ainda acredito no casamento, na família, porque é um projeto de Deus para a vida de cada ser humano.  Isso porque casamento é relacionamento, pois implica em cuidar do outro e ser cuidada, em amar e ser amada. Mas sabemos, que há relacionamentos que não há nenhuma possibilidade de reconciliação, pois sabemos que pela incompatibilidade de gênios é "chover no molhado", por isso é necessário sair dele enquanto há tempo, para não gerar mais dores. 

Porém, há um tipo de relacionamento que por causa da ignorância espiritual nos afastamos Dele, desprezamos ou simplesmente não conhecemos até o amado nos conquistar para Ele. Esse relacionamento é determinante para definir a nossa vida. Esse relacionamento é com Jesus, pois Ele deu a vida por cada um de nós para que vivêssemos Nele o relacionamento perfeito, nos apontando o caminho da eternidade com Deus.  A palavra de Deus diz: que em Cristo somos reconciliados com Deus. Ele é o nosso mediador com o Pai. Nele toda dor irá cessar quando estivermos com Ele para sempre nos céus.

Agradeçamos a Deus por essa rica oportunidade de sermos reconciliados com o Pai através de Cristo, e porque nos deixamos um dia ser conquistados pelo Seu imenso amor, pois só Ele pode resolver as questões de dor de alma. Ele é o relacionamento perfeito.

No amor de Cristo,

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar

Refúgio

Texto bíblico: O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam. Naum 1:7


Segundo o Dicionário Aulete Digital refúgio quer dizer, lugar para onde alguém foge ou se retira em busca de segurança e proteção; abrigo. Lugar que proporciona tranquilidade, paz, retiro. Esconderijo. Amparo, conforto, proteção.

Há dias em nossas vidas que as aflições vem como uma forte tempestade, mas aqueles que tem Deus como seu refúgio encontram Nele segurança, proteção, amparo, conforto. Deus é o nosso lugar de tranquilidade, pois como uma casa bem estruturada nos protege do sol, da chuva e da tempestade, Ele é essa casa na qual podemos encontrar refúgio. 

A vida é impoderável, mas Deus está sempre conosco diante do imprevisível. Nós somos inseguros, mas Ele é seguro. Nossas emoções não são estáveis, mas Ele é estável. Nós só podemos viver o presente, Ele pode visualizar o nosso passado, presente e futuro, por isso, Ele é o refúgio verdadeiro. 

Seja em momentos de tranquilidade ou tempestade que o Senhor seja sempre para cada um de nós o nosso eterno retiro, esconderijo e refúgio.

No amor de Cristo,

Rosangela Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Invocar

Texto bíblico: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2: 21.

Segundo o Dicionário Aulete Digital invocar quer dizer: Chamar (divindade, santo etc.) em sua proteção ou auxílio. Pedir ajuda, assistência, auxílio. Evocar ou citar em seu favor.

Esse texto bíblico descreve a mais importante promessa concedida por Deus a toda humanidade: Todos aqueles que pedirem o seu auxílio e invocarem o seu nome serão salvos, pois Deus não rejeita ninguém com o coração contrito e aflito, pois Ele deseja que todos sejam salvos das garras de Satanás.

Através de Jesus encontramos a remissão (perdão) de nossos pecados. Um coração arrependido encontra a misericórdia do Senhor e seu favor imerecido. A Palavra de Deus diz em Provérbios 28:13: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

Portanto, confessemos sempre a Deus os nossos pecados para alcançar a sua misericórdia e o seu perdão.

No amor de Cristo,

Rosangela Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ansiedade

Texto bíblico: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

Segundo o Dicionário Aulete Digital ansiedade quer dizer: Sensação de aflição, receio ou agonia, sem causa aparente. Inquietação ou impaciência causada por algum desejo ou vontade.

Certa vez, conheci uma jovem que o maior sonho de sua vida era casar. O assunto se tornou uma ladainha junto a suas amigas e pessoas mais próximas. Tornou-se uma inquietação tão profunda em sua alma que lhe tirou a paz por muitos anos. Nesse período ela perdeu a visão do quanto Deus estava cuidando e preservando a sua vida, além de lhe conceder bênçãos sem medida. Acabou vivendo a maior parte de seu tempo  numa melancolia profunda. Namorados iam e viam, quando apareciam. Muitas amigas querendo ajudá-la lhe apresentavam alguns rapazes, porém lá no fundo de seu coração ela percebia que não era nenhum deles. Havia um vazio profundo em sua vida, pois via suas amigas casarem, algumas muito bem outras muito mal. Ela pensava que esse vazio e essa solidão era falta de um casamento. Foi aí que ela percebeu que tudo é Jesus. Homem algum poderia preencher o vazio de sua vida, somente o Filho  do Homem: Jesus Cristo.

Essa jovem ainda não se casou, porém ela compartilhou uma pérola comigo que gostaria de compartilhar nesse artigo: "Resolvi tirar da minha boca a palavra casamento e colocá-la debaixo do meu joelho". Que segredo precioso, pois ela descobriu que quando lançamos a nossa ansiedade em Cristo Jesus começa a brotar uma paz que excede todo entendimento em nosso coração (Filipenses 4:7). Espero que ela realize o seu sonho, porém nessa caminhada de procura ela descobriu o bem mais precioso de sua vida: Jesus Cristo. O Senhor tem suas formas de falar com cada um de nós e nos levar para junto Dele. No caso dessa jovem, creio, que essa foi a forma que o Senhor utilizou para marcar profundamente a sua vida.

Na realidade descobrimos através desse fato verídico que todas as situações de nossa vida devem ser resolvidas dessa forma, colocando tudo diante do Pai que cuida de nós.

No amor de Cristo,

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar