Mostrando postagens com marcador Espírito Santo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Espírito Santo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Gemidos - angústias da alma


Segundo o dicionário on-line de Português, a palavra gemido quer dizer: "Voz inarticulada e dolorosa; suspiro, lamentação, som plangente".

Quando não conseguimos conversar com Deus as nossas mais profundas dores, o Espírito Santo traduz com gemidos inexprimíveis a nossa dor para Deus.

Além disso, Ele com som plangente (Som plangente quer dizer: que chora, que está triste) chora conosco e sente profundamente a nossa tristeza e dor. O Espírito Santo não somente chora e fica triste conosco, Ele sente a mesma tristeza e chora o nosso choro.

A certeza de que não estamos sozinhos em nossas dores e tribulações é mais um segredo precioso da palavra de Deus.

Senhor, obrigada porque o Espírito Santo é um tesouro precioso em nossa vida para ser o nosso companheiro, intercessor, professor, guia e selo de garantia até o último dia da nossa vida aqui na terra. Gratidão, Senhor, pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O calor ardente do pecado

 

Foto: Rosangela Maria Nascimento

Hoje tirei essa foto em frente à minha casa. Fiquei olhando para a árvore e para o céu grata ao Senhor por esse dia de domingo nublado e com o frescor da chuva fina que caiu essa madrugada. Na semana passada, no Rio de Janeiro,  vivemos dias de intenso calor. A impressão que tínhamos é que estávamos no deserto  e o vento, quando soprava, era um calor quente em nossa face.

Procurávamos por causa dessa sensação térmica alta encontrar formas de aliviar o calor: bebendo muita água, usando o ar-condicionado e outras alternativas que minimizassem o desconforto do clima quente.

Por isso, esse calor me fez lembrar de um texto bíblico que se encontra em Salmo 32:4: Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)

Davi ao escrever esse salmo estava com a sua alma em "sequidao de estio", pois estava ferida pelo pecado. Segundo o dicionário Educalingo.com, estio quer dizer "tempo quente e seco palavra da qual deriva o termo "estiagem". A mão do Senhor pesava sobre Davi e o calor ardente da angústia e da falta de comunhão com Deus veio sobre ele por causa do pecado.

As águas dos rios de água viva do Espírito Santo pararam de correr abundantemente em sua alma. O rio estava quase seco por causa do calor do pecado. Enquanto ele procurava alternativas próprias para aplacar a angústia do seu pecado,  Davi não sentiu o frescor da presença de Deus.

Foi quando Davi clamou a Deus e pediu perdão pelos seus pecados. Logo, o calor ardente do pecado se foi e as águas do Espírito Santo transbordaram e alegraram  a sua alma.

Senhor, sou grata a Ti nesse dia pelo frescor do dia, pois o Senhor é o dono tempo, das estações, que faz o sol brilhar e a chuva cair para resfrescar a terra. Sou grata porque temos o teu filho Jesus que morreu na cruz para nos salvar e nos purificar de todo pecado. Sou grata, Senhor, pelo Espírito Santo que refrigera, conforta e reconforta a nossa alma. Em nome de Jesus. Amém!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia