Mostrando postagens com marcador Estudo bíblico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Estudo bíblico. Mostrar todas as postagens

domingo, 11 de novembro de 2012

A humilhação revoga sentenças

   
Havia um descendente de Calebe, cujo nome era Nabal. Seu nome significava tolo e morava na cidade de Maom, no distrito de Carmelo, localizado a oeste do Mar Morto. Nabal era considerado extremamente rico para aquela época, pois possuía três mil ovelhas e mil cabras. 

Segundo os estudiosos, no período da tosquia, que se dava entre os meses de junho-julho eram escolhidos lugares especiais para essa atividade, porque era feita em comunidade. Era uma época de comemoração em que se faziam festas por todos os benefícios concedidos pelo Senhor naquela atividade. 

Davi soube desse acontecimento e mandou com que dez de seus soldados fossem até Nabal. Ele pediu a seus soldados para lembrá-lo que quando os seus servos estiveram no deserto com Davi, seus soldados não lhe fizerem dano, além de ter dado a eles proteção dos ladrões, guardando assim os rebanhos de Nabal. Isso porque, os filisteus e os árabes eram povos acostumados a tomarem os rebanhos de seus pastores e Davi havia protegido os pastores e os rebanhos de Nabal. Davi tinha expectativa de que aquele homem lhe tornaria aquela benevolência com uma atitude de bondade já que era costume dos povos cobrarem uma espécie de salário pela proteção 

Quando os servos de Davi lhe informaram acerca de seu pedido aquele homem e que ele recebeu aquela mensagem com desdém, ele ficou indignado com a atitude de Nabal, sentenciando toda a sua casa à morte. Conosco não é diferente, pois fazemos muitas vezes fazemos o bem, doamos de nós mesmos pelos outros e quando pensamos que receberemos o bem que fizemos, nós vem uma palavra fria e de descaso nos frustrando e até mesmo nos trazendo desânimo ou revolta como foi o caso de Davi. 

Entretanto, Nabal tinha uma mulher cujo nome era Abigail, que significa “pai da alegria” ou “exultação”. Era conhecida com uma bela mulher e conforme o costume daquela época, provavelmente foi obrigada por seus pais a se casar ou até mesmo vendida aquele homem que era avarento e mal agradecido, pois não soube reconhecer a bondade de Davi para com ele e seus servos. 

Um dos servos de Nabal que estava presente quando ocorreu o incidente, prontamente correu e relatou a Abigail todo o acontecido, explicando a forma insultuosa que aquele homem havia tratado os servos de Davi, o que provocaria um massacre a toda aquela família, inclusive os servos, pois também sofreriam dano pela afronta cometida contra Davi e seus soldados. 

Quando aquela mulher soube daquele acontecimento prontamente se disponibilizou a fazer aquilo que era tarefa de seu marido, e que por sua avareza e dureza de coração, não teve uma atitude de reconhecimento da bondade de Davi, o que incorreu em uma sentença desfavorável a toda sua casa. 

Abigail que era uma mulher sábia e que edificava o seu lar (Pv 14.1) tomou depressa provisões para Davi e seu exército. Davi possuía cerca de uns seiscentos homens, que já haviam sido ordenados por ele a se equiparem de maneira adequada para destruir a casa de Nabal. Entretanto, uma atitude de humilhação de Abigail revogou toda aquela sentença determinada por Davi. Além de levar provisões como um presente para Davi, ela chega e desce de seu jumento, lançando-se aos pés de Davi e tomando aquela atitude errônea de seu marido como se fosse sua aplacou a ira de Davi, pois “a resposta branda desvia o furor” e “revoga sentenças”. 

Davi louva a Deus pela vida de Abigail e por sua atitude corajosa que o impediu de derramar sangue, inclusive de inocentes, fazendo com que ele refletisse e tomasse outra atitude, aceitando os presentes que ela havia levado, abandonando qualquer desejo de vingança que havia nutrido. 

Através de sua atitude de humilhação Abigail conseguiu salvar toda a sua casa, comovendo o coração de Davi e o alertando que havia ali também pessoas inocentes que poderiam pagar pelo erro de seu marido que era tolo e insensato. Após dez dias a sentença Divina chega a Nabal contra a sua avareza para com Davi e Nabal morre, pois o próprio Deus julga a causa e o sentencia à morte, desfazendo outra situação contra a vida daquela mulher que seria viver com aquele homem tolo e de atitudes impensadas, e que quase provocou à morte de toda a sua casa por nada, pois não lhe faria falta, ele atender ao pedido de Davi pro suprimentos para seu exército. 

Deus que é um Justo Juiz julgou a causa de Abigail. Davi que não era tolo pode perceber nas atitudes dessa mulher uma pessoa bonita e especial, e a tomou por sua esposa. Ela através de sua humildade tornou-se esposa do rei de Israel, pois a palavra de Deus diz que os humilhados serão exaltados (Lc 18.14). Aquela mulher não imaginava que sua atitude de humildade mudaria a sua vida de forma extraordinária. 

Deus é um pai bondoso e amoroso. A sua palavra diz: “Não vos deixe enganar, Deus não se deixa escarnecer tudo que o homem plantar isso também ceifará (Gl 6.7)”, Ele recompensou Abigail fazendo justiça e direito nesse episódio. 

Conosco não é diferente, ele faz-nos justiça, porém devemos sempre está em humilhação diante de Deus reconhecendo a sua soberania, poderio e bondade de nos ter concedido Jesus Cristo para pagar o preço do nosso pecado. “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e por suas chagas fomos sarados”. Jesus é a maior prova do amor de Deus para com a humanidade, restituindo assim a comunhão do homem consigo, e desfazendo o abismo que havia entre o ser humano e Deus por conta do pecado que nos faz inimigos de Deus. 

O servo de Nabal tipifica o Espírito Santo que intercede por nós com gemidos inexprimíveis, para que mesmo diante de nossas atitudes errôneas o Senhor nos dê uma nova oportunidade de mudarmos de comportamento, revogando assim, algumas sentenças que o diabo, o nosso adversário quer nos imputar. 

Abigail tipifica Jesus Cristo que levou sobre si os nossos pecados e tomou as nossas culpas, desfazendo o abismo de separação entre o homem e Deus, e nos tornando co-herdeiros de uma herança incorruptível. 

Davi tipifica Deus que está sempre observando as nossas atitudes e que sempre se agrada de um servo humilde e de quando nos prostamos diante Dele, reconhecendo o seu poder, a sua soberania e a sua bondade para com o ser humano. 

Hoje Deus quer revogar as sentenças de sua vida. Por isso, proste-se, humilhe-se diante Dele e reconheça a sua total dependência do Senhor. Saiba, que você não pode nada se Ele não estiver com você. 

Nunca se esqueça, quando nos humilhamos Deus revoga sentenças e transforma situações que achamos totalmente perdidas em grandes vitórias como fez com Abigail.

 Catia Regina Machado 
 Bacharel em Teologia e estudante de Direito
 e-mail: catiaebenezer@gmail.com

domingo, 22 de julho de 2012

Um toque de fé: sim, eu posso!

Texto bíblico: "E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue..." (Marcos 5 : 25) 

Em nosso histórico de vida, os problemas que nos advém, geralmente Deus os utiliza para que conheçamos o seu poder e o seu amor por nós, que é insondável e imensurável. 

Muitas das vezes estamos como aquela mulher do fluxo do sangue relatado no texto bíblico, sofrendo e depositando a nossa confiança em métodos que não nos farão alcançar o milagre. Isso porque, quando nos deixarmos ser guiados pela razão somos impedidos de exercitar a nossa fé, e consequentemente não alcançarmos a vitória. A fé não é algo racional e não pode ser explicada cientificamente, pois é uma dádiva de Deus dada a nós, seus filhos, para colocarmos em prática e alcançarmos o sobrenatural. 

Lições que aprendemos com a mulher, que foi curada do fluxo de sangue: 

1ª – Não colocarmos as nossas expectativas em meios que podem falhar. Muitas vezes, os médicos podem diagnosticar doenças incuráveis, porém o nosso Deus é o Jeová-Rafá. 

2ª- Vencermos a multidão vai requerer de nós um esforço maior. Aquela mulher reuniu talvez suas últimas forças para tocar em Jesus. 

3ª- O tempo de sofrimento não pode ofuscar a vitória que Deus reservou para cada um de nós. (E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm. 8:18). 

4ª- Levar os nossos problemas diante do Senhor nos faz alcançar a vitória e o impossível. Naquela época ela havia gastado todo seu dinheiro com os médicos indo de mal a pior. 

5ª- Romper com dogmas humanos, posto que, a legislação levítica proibia que uma mulher tocasse em um homem. Também existia o agravante da hemorragia da qual ela já sofria há doze anos. Ela rompeu os dogmas humanos, e assim obteve a cura física e espiritual. 

6ª- Se queremos alcançar o milagre não podemos nos deixar levar pela rotina e ficarmos limitados ao mundo natural, porém visualizarmos o sobrenatural.

7ª – Acreditar incondicionalmente em Jesus, não limitando o Poder Divino. ( Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. Ef. 3:20);  (Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Is 64.4). 

Enfim, o toque daquela mulher foi permeado e envolvido pela fé. Quando alcançamos esse nível de Fé, coisas extraordinárias e sobrenaturais acontecem em nossas vidas. Sempre devemos depositar a nossa fé incondicionalmente em Deus que é poderoso para nos fazer transpor os obstáculos e triunfar em todas as circunstâncias de nossa vida. 


Catia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Levante-se e receba o seu milagre

Texto bíblico: E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? João 5:6. 

Betesda significa “casa de misericórdia”. Era um local onde aconteciam muitos milagres. Essa fama se propagara de tal maneira, que ali havia multidões de pessoas fisicamente incapacitadas na expectativa de receberem um milagre de cura. 

Havia nesse lugar um homem, cuja enfermidade já durava 38 anos. Ele experimentava uma prolongada frustração, por não conseguir receber a cura que tanto almejava, pois chegavam pessoas depois dele e recebiam o seu milagre. Mesmo assim, ele continuava confiando que a qualquer momento ele alcançaria a dádiva de ser curado. 

Finalmente, chegou o momento em que o próprio Jesus se apresentou a ele e perguntou: “Queres ficar são?” (Jo 5:6). Por causa da longa duração do sofrimento desse homem, Jesus com sua grande compaixão e misericórdia decidiu ajudá-lo. Hoje não é diferente, o Senhor sempre se compadece de nós e atende ao nosso clamor. 

Nunca devemos perder a esperança de que a qualquer momento Deus aja a nosso favor e nos tire do estado de sofrimento, angústia, perda, frustração e até mesmo de vergonha e humilhação, nos colocando no lugar de dupla honra. Portanto, não devemos nos deixar levar pelas circunstâncias que nos cercam, pois elas são leves e momentâneas e produzem para nós um peso de excelente glória, como disse o apóstolo Paulo (II Coríntios 4:17). 

Toda situação de provação tem propósitos insondáveis, pois Deus disse que os seus pensamentos são mais elevados que os nossos, e que seus pensamentos são de paz para nos dar um futuro perfeito (Jeremias 29:11). Portanto, não podemos nos deixar levar pela nossa autocomiseração, pois o Mestre geralmente ignora, pois quer forjar em nós um caráter de homens e mulheres valentes. Por isso, Ele nos diz: Tende bom ânimo. 

A Palavra de Deus diz: “Bendito o nosso Deus e Pai que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação que nós mesmos somos consolados por Deus.” (2 Co 1.4). Isso significa que a provação tem como efeito a consolação de Deus. Por isso, durante todo aquele tempo não faltou o consolo de Deus sobre a vida daquele homem como nunca nos faltará como filhos de Deus que somos. 

Hoje é o dia em que se diz: “Levante-se e receba o seu milagre” - não se acomode com a situação de sofrimento e confie que o Senhor a qualquer momento irá liberar uma palavra de mudança para a sua vida. Aquele homem esteve ali sempre na expectativa que a qualquer momento ele receberia o milagre que tanto precisava. Isso se chama fé - crer naquilo que não se pode ver para que possa alcançar aquilo que se espera (Hebreus 11:1). 

Portanto, levantemos e recebamos o nosso milagre, pois o Deus Todo Poderoso é quem nos faz vencer, para que possamos transpor todos os obstáculos e obter a vitória como aquele paralítico do Tanque de Betesda. 

Catia Regina Machado 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A aflição precede a prosperidade!

Texto bíblico: E o nome do segundo chamou Efraim, porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Gênesis 41.52

Parece estranho na nossa cultura e costume alguém achar prosperidade justamente em meio às suas maiores dores e desenganos. Mas, Deus possui uma maneira estranha de treinamento. Parece que caminhamos o tempo todo no escuro sem ouvir a Deus, sem entender a sua estratégia de ação. 

Quantas vezes achamos que a vida não tem sentido, e que as coisas nunca vão dar certo conosco. Olhamos para os outros e vemos sucesso, glamour, vitórias, mas nós continuamos no limbo. Em que pese a nossa fidelidade a Deus, o nosso desejo ardente de santidade, e uma vontade grande de fazer a sua vontade, continuamos a sendo incompreendidos, não reconhecidos, nossos pedidos não atendidos. 

Creio firmemente que a maior aflição do ser humano é não conhecer o quanto Deus pretende fazer dele: uma grande bênção! Trago à memória o ensinamento de Jesus quando falou: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33.

A grande preocupação divina não é atender os nossos pedidos, realizar os nossos sonhos, mas trabalhar para que nós alcancemos “à estatura de Jesus Cristo”, conforme nos ensina o Apóstolo Paulo: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," Efésios 4:13. 

José parecia caminhar de uma aflição para a outra justamente porque obedecia a seus pais e tinha o temor de Deus em seu coração. José não sabia, mas Deus o tinha matriculado em sua escola divina. O seu coração e a sua mente estavam recebendo o cuidado divino o tempo todo. 

Não pensem que José foi mais privilegiado do que cada um nós. Deus também nos matriculou em sua escola. Deus está trabalhando em nossa vida o tempo todo, Ele cuida de cada um de nós para que cheguemos à estatura de Cristo. 

José reconheceu que as aflições o fizeram prosperar e se tornar uma grande bênção para a sua família e para a sua nação. Deus pode através de sua aflição fazê-lo prosperar. Você pode e será uma grande bênção se guardar a sua fé como José o fez. Sei, por experiência própria, o quanto é difícil, fazer os deveres divinos, e passar em suas provas, mas o diploma. Ah! O diploma será pura bênção! Não desanime irmão, vamos à luta! 

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O toque divino

Texto bíblico: Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. (Gn 32:24 )

Há momentos em que Deus nos separa para ficarmos a sós com Ele. Ninguém pode estar conosco, nem as pessoas que mais amamos ou confiamos. Sentimos uma necessidade muito forte de conversarmos com o Senhor, de nos revelarmos a Ele, como não fazemos com mais ninguém. 

A história de Jacó nos leva a refletir sobre esse momento. Ele saiu da casa de seu pai fugindo da fúria de seu irmão Esaú. Foi para Padã-Arã, onde morava o irmão de sua mãe Rebeca, que se chamava Labão. O motivo da fuga foi a sua atitude de enganar para roubar a bênção de seu irmão. 

No caminho para Padã-Arã Deus se manifestou a Jacó em sonho e disse-lhe: “Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra. E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito” (Gn 28.13-15). 

Ao acordar, Jacó fez um pacto com Deus, prometendo que se Ele o abençoasse em sua jornada, daria dez por cento de tudo que ganhasse para o Senhor. Apesar de viver na casa de seu tio Labão por 20 anos, sendo enganado por ele em muitas circunstâncias, a mão poderosa de Deus foi sobre Jacó e o abençoava de tal forma que nem mesmo os seus parentes entendiam. Quando Deus nos dá a sua Palavra sobre qualquer situação a respeito de nossas vidas, Ele vela para cumpri-la. Deus foi fiel a Jacó, acrescentando-lhe muitos bens materiais e uma numerosa família. 

Todavia, havia algo no caráter de Jacó que precisava ser transformado e somente Deus poderia fazê-lo. Há coisas em nossas vidas que precisam ser mudadas, mas somente com o toque do Espírito Santo. A libertação necessária para que o Senhor possa nos usar na sua causa da forma que tanto deseja é obra do Espírito Santo. 

Às vezes, nos encontramos fazendo coisas que o Espírito Santo já ministrou em nossos corações para não fazermos, mas caímos no mesmo erro. A nossa vontade fica adoecida, pois não acreditamos mais que podemos vencer. Porque falhamos tantas vezes, acabamos perdendo a autoestima e confiança em nós mesmos. Até a nossa fé fica enfraquecida. São debilidades que pela nossa própria força não conseguimos mudar. Mas o pecado precisa ser abandonado, as falhas de caráter precisam ser corrigidas, o “eu” precisa ser renunciado. É nesse momento que entra a ação do Espírito Santo e Ele nos faz lembrar que em Cristo Jesus vencemos todas as tentações, pois tudo Ele venceu por nós. Jesus foi tentado em todas as coisas, por isso podemos pedir socorro a Ele, pois o Senhor conhece a nossa estrutura. Está escrito: “Pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hb 2.18). 

Na vida de Jacó encontramos o segredo para mudar o que achamos impossível de ser transformado em nós: o toque divino. Somente um toque do Senhor pode transformar toda a nossa história. Assim se deu na vida de Jacó. Num determinado momento da sua vida, Deus mandou que Ele retornasse para Canaã. Mas ficou com medo de reencontrar o seu irmão Esaú, que anos atrás desejou matá-lo. Todavia, foi no vau de Jaboque, a sós com Deus, que Jacó experimentou o toque curador do Senhor. Ele fez passar o ribeiro a sua família, seus servos e tudo quanto tinha e ficou para trás, sozinho. 

Jacó percebeu que o Sumo Bem não são os bens materiais ou até mesmo a família, mas, sim, a presença e ação de Deus na vida. 

Jacó precisava do Senhor para alcançar o perdão de seu irmão, mas, acima de tudo, precisava ser transformado por Deus em sua essência. Jacó precisava eliminar da sua vida as fraquezas do seu caráter. Depois de 20 anos sofrendo nas mãos de seu tio Labão, chegou o momento de Deus operar uma mudança interior na vida de Jacó. Passou pelo deserto da vida, longe de seus pais, de seu irmão e de seu clã. Pagou um alto preço pelo engano. Mas aquele momento a sós seria diferente, especial, marcante. 

A Palavra do Senhor diz que anjos o esperavam (Gn 32.1). Deus já havia de antemão preparado aquele lugar para um encontro particular com Jacó. Foi o próprio Deus que o chamou para palestrar com Ele. E a noite foi intensa, dura, pois Jacó resistia em ceder para Deus. Até que disse ao Anjo do Senhor: “(...) Não te deixarei ir se me não abençoares” (Gn 32.26). Naquela madrugada Jacó recebeu o toque divino. Depois daquela noite, Jacó e Esaú se reencontraram e havia perdão nos seus corações. Deus mudou o nome de Jacó, que significa enganador, suplantador, para Israel, que significa campeão com Deus (Shedd, 1997). Jacó morreu naquela madrugada para que logo de manhã Israel pudesse nascer. E nunca mais ele foi o mesmo. 

Não podemos vencer sozinhas as fraquezas da nossa vida. Precisamos do Senhor, do toque divino em nosso interior. 

Somos falhas, mas o Espírito de Deus está pronto a nos ajudar e a operar mudanças em nós. Com Ele vencemos o pecado, as fraquezas e as situações impossíveis da vida. Creia no poder de Deus. A sua Palavra diz: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Não são meras palavras; são palavras do Deus Altíssimo, revelando a você o segredo da vitória. 

Ceda para Deus e sinta o milagre do toque divino em sua vida. 

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aquietai-vos

Texto bíblico: Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. Salmos 46:10 

Já faz alguns anos, ainda era jovem, ouvi a mensagem pregada pelo homem de Deus, Pr. Rodney Wolfard, no Congresso da Juventude Batista do Estado do Rio de Janeiro na cidade de Petrópolis sobre o tema citado acima. 

Éramos todos jovens cheios de energia, idéias e agressividade. Todos procurando o melhor para a sua região de atuação. 

O homem de Deus com voz mansa abriu a Bíblia naquele salmo e falou à mocidade que estava alvoroçada: AQUIETAI-VOS... Falou algumas vezes, até que todos nós fizemos imenso silêncio! 

Aquela mensagem de Deus jamais saiu da minha mente e do meu coração. Ela sempre me vem à mente quando enfrento momentos de extrema dificuldade, de dúvidas, de imensas lutas dentro do meu coração: AQUIETAI-VOS... 

Viver muitas vezes se torna uma tarefa muito enfadonha e cansativa: compromissos, trabalhos, poucas compensações, incompreensões de toda a sorte. 

Quando me volto para a própria existência terrena, na sua imensa fragilidade, ou seja, a possibilidade imediata do infortúnio, do acidente fatal, da nossa impossibilidade de ter segurança total, ter domínio sobre a nossa própria vida, daqueles que mais amamos, certamente que a ansiedade se apodera de nossa alma. 

Tudo isto faz a minha alma dar sobressaltos, traz insegurança, frustração, um sentimento quase constante de que alguma coisa nos falta e que não alcançamos o nosso desiderato. 

Então, ouço a voz do homem de Deus: AQUIETAI-VOS... 

Quando os sonhos tão sonhados não se realizam ou quando os sonhos viram um pesadelo, posso ouvir a voz de Deus: AQUIETAI-VOS... 

Ademais, ando sempre dividido entre os meus desejos carnais e as doces aspirações espirituais e eternas de viver na presença de Deus. Então me lembro do apóstolo Paulo: Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24. 

Esta miserabidade e total fragilidade me perseguem todos os dias, e tenho de buscar conforto e direção na Palavra de Deus. Posso encontrar na Palavra, pessoas iguais a mim com as mesmas dificuldades e dores, as quais exprimem com clareza a sua dor, as suas dúvidas e como acharam a plena consolação de suas dores existenciais. 

Quantas coisas nos trazem insegurança, aborrecimentos, desenganos, mas somente a doce e poderosa presença de Deus pode nos restaurar de maneira eficaz e permanente. Essa fragilidade que nos cerca todo o tempo não pode por outro lado impedir que Deus esteja sempre no controle de todas as coisas, e também fazer a sua poderosa vontade em nossa vida! 

Ainda hoje, posso ouvir a voz do homem de Deus: AQUIETAI-VOS... 


Pr. Marcos A. Nascimento