quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A presença de Deus nos garante descanso

Texto bíblico: E disse Deus: irá a minha presença para te fazer descansar. Então, disse-lhe se tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. ( Ex. 33:14-15)

Em hebraico, minha presença significa literalmente minha face. Portanto, Moisés sabia que era fundamental a presença de Deus ir adiante daquele povo para que eles pudessem alcançar a terra prometida, uma vez que estes foram escravos no Egito por quatrocentos anos. Porém, todas às vezes que eles tinham de enfrentar algum obstáculo, queriam retornar de onde vieram, ainda que estivessem de  forma escravizada e sem esperanças para o seu futuro.
Quando enfrentamos dificuldades a nossa tendência é querermos retroceder ou fugir, no entanto se a presença de Deus estiver conosco, enfrentamos gigantes, saltamos obstáculos e fazemos proezas, pois a Presença de Deus é garantia de bênção e de suprimento abundante, tendo em vista que nela há abundância de alegria, para nos fazer acreditar que sua provisão e seu amor serão constantes em nossas vidas. (Sl. 16:11).
Moisés entendia que a presença de Deus era fundamental para o sucesso daquela jornada, ao ponto de não querer sair daquele lugar para não perder contato com a presença do Senhor. Se quisermos ser bem sucedidos precisamos buscar incessantemente a presença de Deus em nossas vidas para nos fazer triunfar em todas as áreas de nossa vida, pois o Senhor é a bússola que irá nos conduzir ao caminho da vitória.
Davi também foi um homem que entendeu que a presença de Deus em sua vida o fazia triunfar, e de forma tão intensa e profunda foi inspirado e compôs  o Salmo 51, entendendo que os seus ossos iam envelhecendo por não ter a presença de Deus em sua vida. Havia perdido toda a alegria e satisfação e o prazer de viver , pois havia saído do centro da vontade do Senhor, quando adulterou com Bate-seba e planejou a morte de seu marido Urias.  Com esse acontecimento o Espírito Santo havia se afastado de sua vida, e dessa forma ele se sentiu completamente sem rumo e o sentimento de insatisfação se apossou dele. Quando ele se humilhou e se arrependeu de seus pecados sua vida foi completamente restaurada. A Palavra de Deus diz: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" I Jo 1:9.
Portanto,  a presença de Deus é essencial para obtermos sucesso na nossa jornada para a cidade celestial, pois essa presença nos encoraja e nos dá segurança. Assim, vencemos as oposições que temos de enfrentar durante este percurso, uma vez que haverá situações que dependeremos completamente da presença do Senhor para sermos direcionados e impulsionados para alcançarmos o alvo que foi traçado pelo próprio Deus para cada de um de nós, nos renovando e nos fazendo compreender os seus propósitos em nossas vidas.
presença de Deus é primordial para que a nossa caminhada seja triunfante, e Moisés sabia que se a presença do Senhor não os estivesse direcionando eles não seriam vencedores , tendo em vista que até então eles não conheciam outro lugar  que não fosse o Egito e outra função que não fosse a de escravo. Outrora nós precisávamos de outros métodos para alcançarmos o sucesso em todas as áreas de nossas vidas, entretanto, hoje temos a presença de Deus  que nos garante o descanso e o sucesso em nossas empreitadas.

Certa vez Jesus falou: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobre carregados, e eu lhes darei descanso (Mt. 11:28). Descanso produz confiança, certeza de que iremos alcançar os objetivos que são traçados por Deus, e ainda que na história de nossa existência ocorram fatos que não sejam conforme os nossos projetos, certamente irão nos aproximar do Senhor, uma vez que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus (Rm. 8:28).
Ressaltamos, que nos dias atuais, vivemos num contexto de muitas incertezas, onde não sabemos quais serão os acontecimentos que sucederão em nossas vidas. Por isso, precisamos constantemente ter a presença de Deus, nos encorajando a avançarmos para o nosso descanso eterno que não será neste mundo. Contudo essa presença santa e consoladora nos fará ter a convicção que há algo mais excelente reservado para os que forem fieis até o fim: a vida eterna com Cristo Jesus.
Cumpre esclarecer que a presença de Deus é conquistada de maneira que precisamos  buscar como Moisés que reivindicou para que a sua  presença fosse com aquele povo para que os povos vissem que o Deus que os tirou do Egito também estava comprometido em os fazerem ter sucesso naquela nova etapa de suas vidas. A maneira que alcançamos e mantermos a presença de Deus  em nossa vidas vamos recebendo a  direção e ao guardarmos o temor do Senhor nos aproximamos cada vez mais de sua presença, e com isso encontramos descanso, ainda que tudo ao nosso redor esteja em guerra, nós teremos a paz que excede todo entendimento.
O mundo busca incessantemente essa paz, porém não encontra, porque essa paz não significa ausência de problemas, e sim é gerada de uma confiança que não se pode abalar firmada em nosso Deus. Moisés tinha consciência disso e não abriu mão de ter a presença do Senhor para guiá-los até a terra que manava leite e mel. Nós também estamos num deserto simbolizado pelo mundo e todas as ofertas que este nos oferece, e não podemos renunciar a presença de Deus em nossas vidas, uma vez que esta presença gloriosa é que nos fará não desistir da viagem.
Não precisamos mais ficar ansiosos, pois a presença de Deus nos traz a certeza de que a nossa viagem será bem sucedida, pois Ele tem um rumo traçado para cada de nós que irá nos aperfeiçoar durante esse trajeto. Deus que nos dá descanso diante das aflições da vida, também irá nos aperfeiçoar, firmar e fortificar (I Pe. 5:10). Temos que desejar ardentemente seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb. 12:14). Além disso reconhecer que somente através da graça de Deus herdamos a salvação (Ef. 2:8), que nos torna co-herdeiros em Cristo desta herança que  é incorruptível.
A nossa viagem já iniciou e precisamos nos esforçar, pois encontraremos oposições de faraó e seus soldados que tipifica satanás e seus  demônios , que usam todas as suas estratégias para nos impedir de chegarmos até o nosso destino. Também haverá momentos em que nos sentiremos desencorajados, cansados, perplexos e abatidos. Porém, não seremos destruídos, pois há uma promessa de chegaremos em segurança ao destino que o Senhor já tem preparado para nós. ( Jo. 14:1.2)
Portanto, podemos descansar, tendo em vista que essa viagem será segura, e todas as incertezas ou dificuldades que teremos de enfrentar o Nosso Protetor fará com que estas se tornem em pontes de acesso para que a nossa trajetória seja de sucesso e triunfo nesse percurso, porque a Bíblia nos afirma que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus (Rm. 8:37).
Catia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cumprindo a missão que nos foi confiada

Texto bíblico: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele em quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito:"Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!" (Rm. 10:13-15).
A palavra salvação vem do latim salvare, que significa salvar, e de salus, que significa saúde ou ajuda. A palavra hebraica traduzida para o português significa segurança, e quando usada para indicar salvação espiritual fala do livramento do pecado, da degradação moral, conferindo perdão, justificação, transformação moral, e por fim, a vida eterna. O indivíduo salvo é alguém que se tornou filho de Deus de modo a compartilhar tudo que em Cristo ele conquistou.
A pregação do evangelho tem como objetivo primordial fazer com que o homem retorne a sua comunhão com Deus para que este seja socorrido no tempo da angústia, da aflição e assim encontre segurança, pois como disse o salmista: Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Senhor que por mim tudo executa (Sl. 57:2). Isto gera uma fé miraculosa, pois não é explicada cientificamente, posto que é gerada pelo Espírito Santo, produzindo assim a  salvação para a vida eterna e livrando o homem da condenação do inferno.
Quando o indivíduo alcança a salvação através da ação sobrenatural do Espírito Santo ele passa a ser um semeador de boas novas. Através dessa semeadura ele alcança aqueles que estão vivendo uma vida de frustração, derrotas, de solidão e afastadas totalmente da comunhão com Deus, , uma vez que o homem foi criado para ter um relacionamento íntimo com o seu Criador.
Portanto, a vontade de Deus é que o ser humano seja preparado para o reino celestial, através de um relacionamento íntimo e profundo, e assim sendo, sua natureza humana pecaminosa será eliminada, demonstrando que a misericórdia do Senhor é extensiva a toda humanidade, posto que essa é a obra-prima e a coroa da criação de Deus. O propósito principal é que homem falho passe a ser justificado em cristo Jesus, podendo este louvar a sua majestade.
Sendo esse homem reconciliado com Deus, ele se torna um instrumento para salvação, não podendo negligenciar a sua chamada, sendo útil a causa do reino. É preciso ressaltar, que a missão que nos foi confiada de anunciar as boas novas do Evangelho é fundamental para a volta do Senhor Jesus. Portanto, devemos assumir o nosso papel para que o reino de Deus seja implantado na terra.
No caminho de Damasco, o apóstolo Paulo teve entendimento ao ter um encontro surpreendente com Jesus,  que a sua  missão não era perseguir os cristãos, e sim proclamar o que os cristãos anunciavam: que a salvação só podia vir através de Jesus. O Senhor teve que se apresentar ao próprio Paulo, convencendo-o de que embora sendo ele extremamente zeloso pela lei, não estava seguindo a vontade de Deus para sua vida. Por isso, Paulo compreendeu que não podia se omitir na função que Deus havia determinado para sua vida. Em sua época, ele fazia parte elite judaica, e provavelmente, seria um forte candidato a ser o substituto de seu mestre Gamaliel. No entanto, renunciou a esta posição e a esse status para servir a Cristo.
Jesus Cristo foi o maior exemplo de pregador e de serviço, pois deixou o seu trono na glória, se despiu de toda a sua honra, chegando ao ponto de declarar que não havia vindo para ser servido, e sim para servir e dar sua vida em resgate de muitos. Foi obediente até a morte de cruz, conforme nos expõe as Escrituras. (Fp. 2:5-8)
Como ouvirão se não há quem pregue? Também, Isaías entendeu e disse: Eis-me aqui envia-me a mim (Is 6:8). E nós estamos dispostos a responder ao chamado que nos foi confiado? Estamos dispostos a servir? Estamos dispostos a renunciar a nossa vontade para que a vontade de Deus se cumpra em nós?
Todos os profetas e inclusive Jesus marcaram a sua época através da obediência, colocando suas vidas ao serviço do Reino. Deus quer encontrar pessoas que estejam disponíveis para realizar a sua vontade, e se colocarem na brecha para que a humanidade venha chegar ao pleno entendimento de que haverá um juízo sobre aquele que não aceitar ao chamado da salvação.
Deus está à procura de profetas que marcarão a sua geração através da proclamação das boas novas de salvação, pois como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam dos que anunciam coisas boas (Rm. 10:15). Estamos vivendo um tempo que não podemos nos calar, pois vemos que os sinais da vinda do Mestre estão se cumprindo. Portanto, não sejamos negligentes quanto ao nosso chamado e priorizemos a vontade de Deus, pois é certo que haverá um prêmio para os diligentes com seu chamado.  Reconhecemos que há momentos, que é difícil renunciar a nossa vontade, porém contemplar o agir de Deus e ver almas se rendendo ao Senhor Jesus é uma alegria inigualável. 

Cátia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com


domingo, 11 de novembro de 2012

A humilhação revoga sentenças

   
Havia um descendente de Calebe, cujo nome era Nabal. Seu nome significava tolo e morava na cidade de Maom, no distrito de Carmelo, localizado a oeste do Mar Morto. Nabal era considerado extremamente rico para aquela época, pois possuía três mil ovelhas e mil cabras. 

Segundo os estudiosos, no período da tosquia, que se dava entre os meses de junho-julho eram escolhidos lugares especiais para essa atividade, porque era feita em comunidade. Era uma época de comemoração em que se faziam festas por todos os benefícios concedidos pelo Senhor naquela atividade. 

Davi soube desse acontecimento e mandou com que dez de seus soldados fossem até Nabal. Ele pediu a seus soldados para lembrá-lo que quando os seus servos estiveram no deserto com Davi, seus soldados não lhe fizerem dano, além de ter dado a eles proteção dos ladrões, guardando assim os rebanhos de Nabal. Isso porque, os filisteus e os árabes eram povos acostumados a tomarem os rebanhos de seus pastores e Davi havia protegido os pastores e os rebanhos de Nabal. Davi tinha expectativa de que aquele homem lhe tornaria aquela benevolência com uma atitude de bondade já que era costume dos povos cobrarem uma espécie de salário pela proteção 

Quando os servos de Davi lhe informaram acerca de seu pedido aquele homem e que ele recebeu aquela mensagem com desdém, ele ficou indignado com a atitude de Nabal, sentenciando toda a sua casa à morte. Conosco não é diferente, pois fazemos muitas vezes fazemos o bem, doamos de nós mesmos pelos outros e quando pensamos que receberemos o bem que fizemos, nós vem uma palavra fria e de descaso nos frustrando e até mesmo nos trazendo desânimo ou revolta como foi o caso de Davi. 

Entretanto, Nabal tinha uma mulher cujo nome era Abigail, que significa “pai da alegria” ou “exultação”. Era conhecida com uma bela mulher e conforme o costume daquela época, provavelmente foi obrigada por seus pais a se casar ou até mesmo vendida aquele homem que era avarento e mal agradecido, pois não soube reconhecer a bondade de Davi para com ele e seus servos. 

Um dos servos de Nabal que estava presente quando ocorreu o incidente, prontamente correu e relatou a Abigail todo o acontecido, explicando a forma insultuosa que aquele homem havia tratado os servos de Davi, o que provocaria um massacre a toda aquela família, inclusive os servos, pois também sofreriam dano pela afronta cometida contra Davi e seus soldados. 

Quando aquela mulher soube daquele acontecimento prontamente se disponibilizou a fazer aquilo que era tarefa de seu marido, e que por sua avareza e dureza de coração, não teve uma atitude de reconhecimento da bondade de Davi, o que incorreu em uma sentença desfavorável a toda sua casa. 

Abigail que era uma mulher sábia e que edificava o seu lar (Pv 14.1) tomou depressa provisões para Davi e seu exército. Davi possuía cerca de uns seiscentos homens, que já haviam sido ordenados por ele a se equiparem de maneira adequada para destruir a casa de Nabal. Entretanto, uma atitude de humilhação de Abigail revogou toda aquela sentença determinada por Davi. Além de levar provisões como um presente para Davi, ela chega e desce de seu jumento, lançando-se aos pés de Davi e tomando aquela atitude errônea de seu marido como se fosse sua aplacou a ira de Davi, pois “a resposta branda desvia o furor” e “revoga sentenças”. 

Davi louva a Deus pela vida de Abigail e por sua atitude corajosa que o impediu de derramar sangue, inclusive de inocentes, fazendo com que ele refletisse e tomasse outra atitude, aceitando os presentes que ela havia levado, abandonando qualquer desejo de vingança que havia nutrido. 

Através de sua atitude de humilhação Abigail conseguiu salvar toda a sua casa, comovendo o coração de Davi e o alertando que havia ali também pessoas inocentes que poderiam pagar pelo erro de seu marido que era tolo e insensato. Após dez dias a sentença Divina chega a Nabal contra a sua avareza para com Davi e Nabal morre, pois o próprio Deus julga a causa e o sentencia à morte, desfazendo outra situação contra a vida daquela mulher que seria viver com aquele homem tolo e de atitudes impensadas, e que quase provocou à morte de toda a sua casa por nada, pois não lhe faria falta, ele atender ao pedido de Davi pro suprimentos para seu exército. 

Deus que é um Justo Juiz julgou a causa de Abigail. Davi que não era tolo pode perceber nas atitudes dessa mulher uma pessoa bonita e especial, e a tomou por sua esposa. Ela através de sua humildade tornou-se esposa do rei de Israel, pois a palavra de Deus diz que os humilhados serão exaltados (Lc 18.14). Aquela mulher não imaginava que sua atitude de humildade mudaria a sua vida de forma extraordinária. 

Deus é um pai bondoso e amoroso. A sua palavra diz: “Não vos deixe enganar, Deus não se deixa escarnecer tudo que o homem plantar isso também ceifará (Gl 6.7)”, Ele recompensou Abigail fazendo justiça e direito nesse episódio. 

Conosco não é diferente, ele faz-nos justiça, porém devemos sempre está em humilhação diante de Deus reconhecendo a sua soberania, poderio e bondade de nos ter concedido Jesus Cristo para pagar o preço do nosso pecado. “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e por suas chagas fomos sarados”. Jesus é a maior prova do amor de Deus para com a humanidade, restituindo assim a comunhão do homem consigo, e desfazendo o abismo que havia entre o ser humano e Deus por conta do pecado que nos faz inimigos de Deus. 

O servo de Nabal tipifica o Espírito Santo que intercede por nós com gemidos inexprimíveis, para que mesmo diante de nossas atitudes errôneas o Senhor nos dê uma nova oportunidade de mudarmos de comportamento, revogando assim, algumas sentenças que o diabo, o nosso adversário quer nos imputar. 

Abigail tipifica Jesus Cristo que levou sobre si os nossos pecados e tomou as nossas culpas, desfazendo o abismo de separação entre o homem e Deus, e nos tornando co-herdeiros de uma herança incorruptível. 

Davi tipifica Deus que está sempre observando as nossas atitudes e que sempre se agrada de um servo humilde e de quando nos prostamos diante Dele, reconhecendo o seu poder, a sua soberania e a sua bondade para com o ser humano. 

Hoje Deus quer revogar as sentenças de sua vida. Por isso, proste-se, humilhe-se diante Dele e reconheça a sua total dependência do Senhor. Saiba, que você não pode nada se Ele não estiver com você. 

Nunca se esqueça, quando nos humilhamos Deus revoga sentenças e transforma situações que achamos totalmente perdidas em grandes vitórias como fez com Abigail.

 Catia Regina Machado 
 Bacharel em Teologia e estudante de Direito
 e-mail: catiaebenezer@gmail.com