segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ansiedade

Texto bíblico: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

Segundo o Dicionário Aulete Digital ansiedade quer dizer: Sensação de aflição, receio ou agonia, sem causa aparente. Inquietação ou impaciência causada por algum desejo ou vontade.

Certa vez, conheci uma jovem que o maior sonho de sua vida era casar. O assunto se tornou uma ladainha junto a suas amigas e pessoas mais próximas. Tornou-se uma inquietação tão profunda em sua alma que lhe tirou a paz por muitos anos. Nesse período ela perdeu a visão do quanto Deus estava cuidando e preservando a sua vida, além de lhe conceder bênçãos sem medida. Acabou vivendo a maior parte de seu tempo  numa melancolia profunda. Namorados iam e viam, quando apareciam. Muitas amigas querendo ajudá-la lhe apresentavam alguns rapazes, porém lá no fundo de seu coração ela percebia que não era nenhum deles. Havia um vazio profundo em sua vida, pois via suas amigas casarem, algumas muito bem outras muito mal. Ela pensava que esse vazio e essa solidão era falta de um casamento. Foi aí que ela percebeu que tudo é Jesus. Homem algum poderia preencher o vazio de sua vida, somente o Filho  do Homem: Jesus Cristo.

Essa jovem ainda não se casou, porém ela compartilhou uma pérola comigo que gostaria de compartilhar nesse artigo: "Resolvi tirar da minha boca a palavra casamento e colocá-la debaixo do meu joelho". Que segredo precioso, pois ela descobriu que quando lançamos a nossa ansiedade em Cristo Jesus começa a brotar uma paz que excede todo entendimento em nosso coração (Filipenses 4:7). Espero que ela realize o seu sonho, porém nessa caminhada de procura ela descobriu o bem mais precioso de sua vida: Jesus Cristo. O Senhor tem suas formas de falar com cada um de nós e nos levar para junto Dele. No caso dessa jovem, creio, que essa foi a forma que o Senhor utilizou para marcar profundamente a sua vida.

Na realidade descobrimos através desse fato verídico que todas as situações de nossa vida devem ser resolvidas dessa forma, colocando tudo diante do Pai que cuida de nós.

No amor de Cristo,

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar

domingo, 18 de agosto de 2013

Sentinela

Texto bíblico: O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Sl. 34:7-8

Segundo o Dicionário Aulete Digital sentinela significa:  Soldado armado que se coloca próximo de um posto para guardá-lo, para descobrir o inimigo, para prevenir surpresas e para executar tudo o que lhe foi determinado por seus superiores hierárquicos.  Indivíduo isolado que está de vigia: Uma sentinela deve estar sempre alerta. O que guarda, o que preserva. O que vigia, o que espia, o que vela sobre alguma coisa. 

No texto bíblico o anjo do Senhor é esse sentinela, que se coloca não com armas humanas, porém com armas espirituais para nos guardar, para nos livrar do inimigo e de suas astutas ciladas. 

A Palavra de Deus diz: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;1 Pedro 5:8. O diabo busca uma brecha, porém temos a certeza que o anjo do Senhor está ao nosso redor, nos protegendo de todo mal e nos dando a segurança necessária para chegar ao nosso destino: a Jerusalém celestial.

Nunca esqueçamos:

O anjo do Senhor: Está ao nosso redor - Ele é nosso muro de fogo.
Diabo: ao nosso derredor - Brama como leão, buscando a quem possa tragar.

Finalizando, guardemos essa mensagem em nosso coração: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm. 8:31. Creiamos, que o nosso Senhor constantemente vela por nós.

No amor de Cristo,

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O telefonema

Soa o telefone, geralmente no mesmo horário, alguém da casa atende e passa o aparelho para mim. Quando soa, já penso: é ela. Minha querida mana que faz a sua voz chegar de tão longe para ouvi-la como se estivesse tão perto.

Com seu sotaque meigo e fraternal, entabula uma conversa corriqueira, que logo passamos a discorrer por longos e longos minutos. Só sabemos que iniciamos uma conversa, mas não precisamos quando terminará. 

O diálogo entre pessoas que se entendem empaticamente flui de maneira suave, quase como uma sinfonia que agrada aos ouvidos. Nem sentimos o tempo passar tão envolvidos que ficamos. 


Existe uma interação muito forte entre nossos pensamentos. Algo de cúmplice tece os seus fios na formação de um mesmo tecido. Isso porque falamos normalmente dos assuntos que nos são afins. Afinal, seus problemas são também meus. Suas alegrias, também.

Realmente, existem pessoas com as quais sentimos necessidade de estar sempre juntas, de ouvir sua voz e olhar nos seus olhos, como se assim se completassem e se pertencessem por força do destino. 

Por esta razão, talvez seja explicável o telefonema quase sempre no mesmo horário, como algo que fosse de extremo imperativo em acontecer.

Quando resolvemos nos despedir pelo avançado da hora, sempre existe um tempinho a mais de bate-papo. Algo que deixou de ser conversado surge de repente e lá se vai mais tempo de conversa. Imagino, assim penso, que sorrimos intimamente por esses incidentes corriqueiros e esperados. 

Hoje, data do seu aniversário. Eis o meu presente: um telefonema e o envio deste texto quase no mesmo horário, como de hábito.


Washington Luiz do Nascimento
Estudante de Jornalismo
e-mail: washingtonluiznascimento@hotmail.com