domingo, 22 de julho de 2012

Um toque de fé: sim, eu posso!

Texto bíblico: "E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue..." (Marcos 5 : 25) 

Em nosso histórico de vida, os problemas que nos advém, geralmente Deus os utiliza para que conheçamos o seu poder e o seu amor por nós, que é insondável e imensurável. 

Muitas das vezes estamos como aquela mulher do fluxo do sangue relatado no texto bíblico, sofrendo e depositando a nossa confiança em métodos que não nos farão alcançar o milagre. Isso porque, quando nos deixarmos ser guiados pela razão somos impedidos de exercitar a nossa fé, e consequentemente não alcançarmos a vitória. A fé não é algo racional e não pode ser explicada cientificamente, pois é uma dádiva de Deus dada a nós, seus filhos, para colocarmos em prática e alcançarmos o sobrenatural. 

Lições que aprendemos com a mulher, que foi curada do fluxo de sangue: 

1ª – Não colocarmos as nossas expectativas em meios que podem falhar. Muitas vezes, os médicos podem diagnosticar doenças incuráveis, porém o nosso Deus é o Jeová-Rafá. 

2ª- Vencermos a multidão vai requerer de nós um esforço maior. Aquela mulher reuniu talvez suas últimas forças para tocar em Jesus. 

3ª- O tempo de sofrimento não pode ofuscar a vitória que Deus reservou para cada um de nós. (E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm. 8:18). 

4ª- Levar os nossos problemas diante do Senhor nos faz alcançar a vitória e o impossível. Naquela época ela havia gastado todo seu dinheiro com os médicos indo de mal a pior. 

5ª- Romper com dogmas humanos, posto que, a legislação levítica proibia que uma mulher tocasse em um homem. Também existia o agravante da hemorragia da qual ela já sofria há doze anos. Ela rompeu os dogmas humanos, e assim obteve a cura física e espiritual. 

6ª- Se queremos alcançar o milagre não podemos nos deixar levar pela rotina e ficarmos limitados ao mundo natural, porém visualizarmos o sobrenatural.

7ª – Acreditar incondicionalmente em Jesus, não limitando o Poder Divino. ( Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. Ef. 3:20);  (Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Is 64.4). 

Enfim, o toque daquela mulher foi permeado e envolvido pela fé. Quando alcançamos esse nível de Fé, coisas extraordinárias e sobrenaturais acontecem em nossas vidas. Sempre devemos depositar a nossa fé incondicionalmente em Deus que é poderoso para nos fazer transpor os obstáculos e triunfar em todas as circunstâncias de nossa vida. 


Catia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ao encontro de Deus!

Texto bíblico: E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.  Êxodo 19.17.   

O presente texto me leva a pensar sobre qual é realmente a faceta mais importante do trabalho pastoral? O trabalho pastoral, dentre outras atividades, é cuidar das ovelhas que o Senhor lhe permite.. 

Creio que somente conseguimos colimar o nosso objetivo maior quando pregando levamos os homens ao encontro de Deus, e não encontro de nós mesmos ou de nossos projetos pessoais, nem tão pouco de nossa eloquência. 

Gosto de pensar a respeito de Elias quando a mulher deu um tremendo testemunho: E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. II Reis 4. 9. 

Somente podemos levar o povo ao encontro com Deus se também nós mesmos já tivermos este encontro com Ele. Pastores falam de Deus mesmo quando passam em silêncio: suas vidas, suas palavras, suas atitudes, tudo neles falam de Deus. Se o oposto ocorre, é porque não são verdadeiros pastores... 

O pastor de igual modo deve refletir a presença divina como Moisés que precisava colocar um véu quando descia do monte. Quando o pastor ora deve levar o povo ao encontro de Deus em total submissão e devoção. 

O propósito central de todo o ministério pastoral deverá ser levar o homem ao encontro de Deus. Deus deve nortear todas as nossas ações eclesiásticas, não as formas, nem mesmo as normas. Quantas vezes de forma negligente e até propositalmente muitos pastores tem levado o povo santo para longe de Deus. Não podemos sob pena de sentirmos a mão de Deus, abdicarmos da santificação e da unção do Espírito no desempenho do ministério. 

A contemplação de Deus não é tão somente um ato cultual, mas de vida permanente na presença Dele! 

Pr. Marcos A. Nascimento 

domingo, 22 de abril de 2012

Aflições e a verdadeira vitória!

Texto bíblico: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.  II Timóteo 2: 3-5 


Neste texto o apóstolo Paulo convoca o jovem pastor Timóteo a participar dos sofrimentos próprios e inerentes ao verdadeiro ministério cristão. O soldado não busca o seu conforto, não exercita o seu querer, não discute o seu salário, nem determina, e nem declara coisa alguma, antes cumpre integralmente as ordens Daquele que o alistou. 

Temos como primeira premissa que a nossa autoridade espiritual reside na convocação feita a cada de nós pelo Senhor Jesus para exercer o ministério cristão, em virtude deste chamamento, devemos obedecer como “bom soldado” ao Senhor. Temos então um verdadeiro e aprovado ministério sob a vontade divina. 

Sendo devidamente convocado para este ministério santo, não posso me envolver em coisas, negócios ou com pessoas que vão me causar dificuldades para o exercício da atividade santa sob pena de me tornar inútil e até prejudicial à obra de Deus. 

O ministério verdadeiro, puro, genuíno, válido diante de Deus e dos homens, há de ser exercido dentro dos padrões divinos: santidade pessoal, submissão a Deus, fidelidade às Escrituras Sagradas, conduta exemplar na vida pessoal. 

Jamais, em tempo algum, posso tomar decisões próprias à revelia da vontade divina no exercício deste ministério santo, pois estaria tentando usurpar o mandamento divino, sou um soldado e não o comandante. 

Paulo tinha a coragem que falta a muitos de dizer: Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17.

Ora ao aceitar a convocação de Jesus e não ser-Lhe submisso em tudo, significa que meu ministério não é legítimo, não é aprovado por Aquele que me chamou, eis que me falta a segunda premissa: a submissão a Cristo. 

Ao exercermos um ministério quebrado, aleijado, sem submissão a Cristo, embora diante dos homens possamos alcançar algum lucro, louvor, fama, estaremos sem legitimidade diante de Deus, o Qual será o nosso único e poderoso Juiz naquele dia. 

Cuidemos, pois assim de cumprirmos integralmente o chamado divino para nosso próprio bem e por fim, a tão almejada vitória e coroa celestial. 


Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@oi.com.br