domingo, 11 de novembro de 2012

A humilhação revoga sentenças

   
Havia um descendente de Calebe, cujo nome era Nabal. Seu nome significava tolo e morava na cidade de Maom, no distrito de Carmelo, localizado a oeste do Mar Morto. Nabal era considerado extremamente rico para aquela época, pois possuía três mil ovelhas e mil cabras. 

Segundo os estudiosos, no período da tosquia, que se dava entre os meses de junho-julho eram escolhidos lugares especiais para essa atividade, porque era feita em comunidade. Era uma época de comemoração em que se faziam festas por todos os benefícios concedidos pelo Senhor naquela atividade. 

Davi soube desse acontecimento e mandou com que dez de seus soldados fossem até Nabal. Ele pediu a seus soldados para lembrá-lo que quando os seus servos estiveram no deserto com Davi, seus soldados não lhe fizerem dano, além de ter dado a eles proteção dos ladrões, guardando assim os rebanhos de Nabal. Isso porque, os filisteus e os árabes eram povos acostumados a tomarem os rebanhos de seus pastores e Davi havia protegido os pastores e os rebanhos de Nabal. Davi tinha expectativa de que aquele homem lhe tornaria aquela benevolência com uma atitude de bondade já que era costume dos povos cobrarem uma espécie de salário pela proteção 

Quando os servos de Davi lhe informaram acerca de seu pedido aquele homem e que ele recebeu aquela mensagem com desdém, ele ficou indignado com a atitude de Nabal, sentenciando toda a sua casa à morte. Conosco não é diferente, pois fazemos muitas vezes fazemos o bem, doamos de nós mesmos pelos outros e quando pensamos que receberemos o bem que fizemos, nós vem uma palavra fria e de descaso nos frustrando e até mesmo nos trazendo desânimo ou revolta como foi o caso de Davi. 

Entretanto, Nabal tinha uma mulher cujo nome era Abigail, que significa “pai da alegria” ou “exultação”. Era conhecida com uma bela mulher e conforme o costume daquela época, provavelmente foi obrigada por seus pais a se casar ou até mesmo vendida aquele homem que era avarento e mal agradecido, pois não soube reconhecer a bondade de Davi para com ele e seus servos. 

Um dos servos de Nabal que estava presente quando ocorreu o incidente, prontamente correu e relatou a Abigail todo o acontecido, explicando a forma insultuosa que aquele homem havia tratado os servos de Davi, o que provocaria um massacre a toda aquela família, inclusive os servos, pois também sofreriam dano pela afronta cometida contra Davi e seus soldados. 

Quando aquela mulher soube daquele acontecimento prontamente se disponibilizou a fazer aquilo que era tarefa de seu marido, e que por sua avareza e dureza de coração, não teve uma atitude de reconhecimento da bondade de Davi, o que incorreu em uma sentença desfavorável a toda sua casa. 

Abigail que era uma mulher sábia e que edificava o seu lar (Pv 14.1) tomou depressa provisões para Davi e seu exército. Davi possuía cerca de uns seiscentos homens, que já haviam sido ordenados por ele a se equiparem de maneira adequada para destruir a casa de Nabal. Entretanto, uma atitude de humilhação de Abigail revogou toda aquela sentença determinada por Davi. Além de levar provisões como um presente para Davi, ela chega e desce de seu jumento, lançando-se aos pés de Davi e tomando aquela atitude errônea de seu marido como se fosse sua aplacou a ira de Davi, pois “a resposta branda desvia o furor” e “revoga sentenças”. 

Davi louva a Deus pela vida de Abigail e por sua atitude corajosa que o impediu de derramar sangue, inclusive de inocentes, fazendo com que ele refletisse e tomasse outra atitude, aceitando os presentes que ela havia levado, abandonando qualquer desejo de vingança que havia nutrido. 

Através de sua atitude de humilhação Abigail conseguiu salvar toda a sua casa, comovendo o coração de Davi e o alertando que havia ali também pessoas inocentes que poderiam pagar pelo erro de seu marido que era tolo e insensato. Após dez dias a sentença Divina chega a Nabal contra a sua avareza para com Davi e Nabal morre, pois o próprio Deus julga a causa e o sentencia à morte, desfazendo outra situação contra a vida daquela mulher que seria viver com aquele homem tolo e de atitudes impensadas, e que quase provocou à morte de toda a sua casa por nada, pois não lhe faria falta, ele atender ao pedido de Davi pro suprimentos para seu exército. 

Deus que é um Justo Juiz julgou a causa de Abigail. Davi que não era tolo pode perceber nas atitudes dessa mulher uma pessoa bonita e especial, e a tomou por sua esposa. Ela através de sua humildade tornou-se esposa do rei de Israel, pois a palavra de Deus diz que os humilhados serão exaltados (Lc 18.14). Aquela mulher não imaginava que sua atitude de humildade mudaria a sua vida de forma extraordinária. 

Deus é um pai bondoso e amoroso. A sua palavra diz: “Não vos deixe enganar, Deus não se deixa escarnecer tudo que o homem plantar isso também ceifará (Gl 6.7)”, Ele recompensou Abigail fazendo justiça e direito nesse episódio. 

Conosco não é diferente, ele faz-nos justiça, porém devemos sempre está em humilhação diante de Deus reconhecendo a sua soberania, poderio e bondade de nos ter concedido Jesus Cristo para pagar o preço do nosso pecado. “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e por suas chagas fomos sarados”. Jesus é a maior prova do amor de Deus para com a humanidade, restituindo assim a comunhão do homem consigo, e desfazendo o abismo que havia entre o ser humano e Deus por conta do pecado que nos faz inimigos de Deus. 

O servo de Nabal tipifica o Espírito Santo que intercede por nós com gemidos inexprimíveis, para que mesmo diante de nossas atitudes errôneas o Senhor nos dê uma nova oportunidade de mudarmos de comportamento, revogando assim, algumas sentenças que o diabo, o nosso adversário quer nos imputar. 

Abigail tipifica Jesus Cristo que levou sobre si os nossos pecados e tomou as nossas culpas, desfazendo o abismo de separação entre o homem e Deus, e nos tornando co-herdeiros de uma herança incorruptível. 

Davi tipifica Deus que está sempre observando as nossas atitudes e que sempre se agrada de um servo humilde e de quando nos prostamos diante Dele, reconhecendo o seu poder, a sua soberania e a sua bondade para com o ser humano. 

Hoje Deus quer revogar as sentenças de sua vida. Por isso, proste-se, humilhe-se diante Dele e reconheça a sua total dependência do Senhor. Saiba, que você não pode nada se Ele não estiver com você. 

Nunca se esqueça, quando nos humilhamos Deus revoga sentenças e transforma situações que achamos totalmente perdidas em grandes vitórias como fez com Abigail.

 Catia Regina Machado 
 Bacharel em Teologia e estudante de Direito
 e-mail: catiaebenezer@gmail.com

domingo, 22 de julho de 2012

Um toque de fé: sim, eu posso!

Texto bíblico: "E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue..." (Marcos 5 : 25) 

Em nosso histórico de vida, os problemas que nos advém, geralmente Deus os utiliza para que conheçamos o seu poder e o seu amor por nós, que é insondável e imensurável. 

Muitas das vezes estamos como aquela mulher do fluxo do sangue relatado no texto bíblico, sofrendo e depositando a nossa confiança em métodos que não nos farão alcançar o milagre. Isso porque, quando nos deixarmos ser guiados pela razão somos impedidos de exercitar a nossa fé, e consequentemente não alcançarmos a vitória. A fé não é algo racional e não pode ser explicada cientificamente, pois é uma dádiva de Deus dada a nós, seus filhos, para colocarmos em prática e alcançarmos o sobrenatural. 

Lições que aprendemos com a mulher, que foi curada do fluxo de sangue: 

1ª – Não colocarmos as nossas expectativas em meios que podem falhar. Muitas vezes, os médicos podem diagnosticar doenças incuráveis, porém o nosso Deus é o Jeová-Rafá. 

2ª- Vencermos a multidão vai requerer de nós um esforço maior. Aquela mulher reuniu talvez suas últimas forças para tocar em Jesus. 

3ª- O tempo de sofrimento não pode ofuscar a vitória que Deus reservou para cada um de nós. (E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm. 8:18). 

4ª- Levar os nossos problemas diante do Senhor nos faz alcançar a vitória e o impossível. Naquela época ela havia gastado todo seu dinheiro com os médicos indo de mal a pior. 

5ª- Romper com dogmas humanos, posto que, a legislação levítica proibia que uma mulher tocasse em um homem. Também existia o agravante da hemorragia da qual ela já sofria há doze anos. Ela rompeu os dogmas humanos, e assim obteve a cura física e espiritual. 

6ª- Se queremos alcançar o milagre não podemos nos deixar levar pela rotina e ficarmos limitados ao mundo natural, porém visualizarmos o sobrenatural.

7ª – Acreditar incondicionalmente em Jesus, não limitando o Poder Divino. ( Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. Ef. 3:20);  (Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Is 64.4). 

Enfim, o toque daquela mulher foi permeado e envolvido pela fé. Quando alcançamos esse nível de Fé, coisas extraordinárias e sobrenaturais acontecem em nossas vidas. Sempre devemos depositar a nossa fé incondicionalmente em Deus que é poderoso para nos fazer transpor os obstáculos e triunfar em todas as circunstâncias de nossa vida. 


Catia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ao encontro de Deus!

Texto bíblico: E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.  Êxodo 19.17.   

O presente texto me leva a pensar sobre qual é realmente a faceta mais importante do trabalho pastoral? O trabalho pastoral, dentre outras atividades, é cuidar das ovelhas que o Senhor lhe permite.. 

Creio que somente conseguimos colimar o nosso objetivo maior quando pregando levamos os homens ao encontro de Deus, e não encontro de nós mesmos ou de nossos projetos pessoais, nem tão pouco de nossa eloquência. 

Gosto de pensar a respeito de Elias quando a mulher deu um tremendo testemunho: E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. II Reis 4. 9. 

Somente podemos levar o povo ao encontro com Deus se também nós mesmos já tivermos este encontro com Ele. Pastores falam de Deus mesmo quando passam em silêncio: suas vidas, suas palavras, suas atitudes, tudo neles falam de Deus. Se o oposto ocorre, é porque não são verdadeiros pastores... 

O pastor de igual modo deve refletir a presença divina como Moisés que precisava colocar um véu quando descia do monte. Quando o pastor ora deve levar o povo ao encontro de Deus em total submissão e devoção. 

O propósito central de todo o ministério pastoral deverá ser levar o homem ao encontro de Deus. Deus deve nortear todas as nossas ações eclesiásticas, não as formas, nem mesmo as normas. Quantas vezes de forma negligente e até propositalmente muitos pastores tem levado o povo santo para longe de Deus. Não podemos sob pena de sentirmos a mão de Deus, abdicarmos da santificação e da unção do Espírito no desempenho do ministério. 

A contemplação de Deus não é tão somente um ato cultual, mas de vida permanente na presença Dele! 

Pr. Marcos A. Nascimento