terça-feira, 23 de abril de 2013

Projeto Spurgeon

Charles Haddon Spurgeon, comumente referido como C. H. Spurgeon (19 de junho de 1834 — 31 de janeiro de 1892), foi um pregador Batista Reformado, nascido em Kelvedon, Essex na Inglaterra.

Converteu-se ao cristianismo em 6 de janeiro de 1850, aos quinze anos de idade. Aos dezesseis, pregou seu primeiro sermão; no ano seguinte tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach, Condado de Cambridgeshire (Inglaterra). Em 1854, Spurgeon, então com vinte anos, foi chamado para ser pastor na capela de New Park Street, Londres, que mais tarde viria a chamar-se Tabernáculo Metropolitano, transferindo-se para novo prédio.

Desde o início do ministério, seu talento para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário. E sua excelência na pregação nas Escrituras Bíblicas lhe deram o título de O Príncipe dos Pregadores e O Último dos Puritanos. Leia mais...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A caverna não é o seu lugar

Texto bíblico: I Reis 19:1-15 

A Bíblia nos relata a história de Elias, profeta usado por Deus de forma poderosa. Porém, em um momento da sua vida, ele vivenciou muito temor e forte estresse emocional. Nessa ocasião escondeu-se numa caverna. Elias sentiu medo, angústia, rejeição, vontade de morrer. Ele experimentou a depressão. Tais sentimentos são comuns a todos os seres humanos, mesmo aqueles que seguem a Cristo, porque fazem parte da natureza humana. A diferença entre o cristão e o descrente está na postura diante das dificuldades e na segurança quanto ao socorro do Senhor. Esses sentimentos poderão nos atacar, entretanto não ficarão enraizados dentro de nós, pois o Espírito Santo frutifica os sentimentos que levam a vencer as disposições negativas e destrutivas. 

A Bíblia diz Elias, deprimido e abatido, entrou numa caverna. Segundo o dicionário Aulete Digital, caverna significa “cavidade grande e funda no interior do solo, em rocha ou terreno rochoso; furna; gruta. Qualquer cavidade muito profunda; antro; cova. A parte mais interna ou íntima, recôndita, pouco acessível. Lugar obscuro e fechado”. Elias, realmente, quis se esconder num lugar onde ninguém pudesse encontrá-lo. 

A caverna representava a alma de Elias, fechada e temerosa para tudo e para todos. Ele vinha de uma batalha espiritual contra os profetas de Baal, no monte Carmelo, mas vitorioso, pois Deus manifestou o seu poder de maneira extraordinária. O nome do Deus altíssimo foi glorificado por todos. 

A rainha Jezabel, esposa de Acabe, rei de Israel, adoradora de Baal, ficou enfurecida e lançou uma palavra de morte contra Elias. Ele fugiu temeroso, com medo de morrer. 

Talvez você também questione a atitude de Elias. Depois de vencer tantos profetas do mal ele fugiu com medo das palavras de uma mulher. Pensando bem, depois de uma grande batalha espiritual, a fragilidade é maior. Basta uma palavra para nos derrubar ou levantar. No caso de Elias, uma ameaça de morte o levou a uma profunda depressão. Compreendemos, com isso, que a intimidade com Deus e o poder de Deus na vida do cristão não o tornam imune ao abatimento moral ou físico. Basta deixar de olhar para o Senhor, por um pouco de tempo, para oscilar a visão espiritual. 

Os nossos olhos devem estar fixos em Deus; corpo, alma e espírito ligados Nele, para que as palavras lançadas pelo maligno não venham nos atingir. O escudo da fé tem que estar na posição certa para nos abrigar dos dardos inflamados do maligno. Há palavras que vem como dardos inflamados, lançados pelo adversário com o objetivo de destruir a nossa fé, tirar a nossa alegria, a nossa esperança, a nossa vontade viver e de fazer a obra de Deus. Há palavras mais destrutivas que a agressão física. São palavras que marcam a alma e deixam feridas profundas, que só Deus consegue curar com suas palavras de vida – porque há coisas que só Deus pode fazer. 

Aprendemos na história de Elias que não somos supercrentes, imbatíveis por nós mesmas. Imbatível é o Espírito Santo que habita em nós. A Palavra de Deus diz: “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1Jo 4.4). Ele é a nossa força. Só com Ele vencemos o reino das trevas. 

Aprendemos que, por um momento, até podemos entrar na caverna, mas a caverna não é nosso lugar. A maneira como Deus tratou Elias na caverna é admirável. Ele agiu como psicólogo. Deus é o Psicólogo dos psicólogos, porque Ele nos sonda e nos conhece melhor do que nós mesmas. 

Veja o que Deus disse a Elias na caverna: “E ele lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, também o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna. E eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” (1Re 19.11-13). 

O que Deus estava revelando a Elias através desses fenômenos da natureza? O que o Senhor nos ensina com a experiência de Elias? 

Ele nos faz entender que na vida enfrentamos ventos que sopram de maneira contrária, mas o Senhor não está nesse vento. Ele está conosco para nos ajudar a passar pelo forte vento, a fim de que não sejamos levadas para longe dele. 

Há momentos que passamos por conflitos e abalos, como os de um terremoto. São situações que desestruturam e transtornam a vida. O Senhor não está nesse terremoto. Ele está conosco, impedindo que as perturbações venham nos enfraquecer e nos tirar da sua presença. O Senhor jamais nos deixa. 

Na vida também vivenciamos situações que causam dor, sofrimento e fazem grandes estragos. Assim como o fogo. Mas o Senhor não está nesse fogo. Ele está conosco para o nosso bem-estar, para nos consolar, nos aquecer com o seu Espírito, nos restaurar. 

De repente Elias sentiu uma brisa suave. O Senhor estava nessa brisa, envolvendo o seu servo com a sua paz, libertando-o dos seus temores, sarando o seu interior. Logo em seguida saiu da caverna para dar prosseguimento à sua missão. O Senhor tinha prazer na vida de Elias, por isso estava sempre ao seu lado. 

É assim, também, que Deus age conosco, porque Ele nos ama. Jesus está a destra de Deus advogando a nossa causa diante do Pai, pois Ele compreende as nossas fraquezas e nos perdoa quando confessamos os nossos pecados. Um dia Jesus esteve entre nós como homem e Deus encarnado, por isso conhece a nossa estrutura, as nossas debilidades, as nossas virtudes. 

Jesus venceu tudo: o mundo, a carne e o diabo (Shedd, Russell. “O mundo, a carne e o diabo”) e Nele somos justificados pela fé (Gálatas 2:16) e podemos vencer também. O diabo vem para nos perturbar, desestruturar, afligir, mas Jesus veio para destruir as obras do diabo (1João 3:8) e nos dar vida em abundância (João 10:10). 

Como Deus esteve com Elias, estará sempre conosco. O Senhor jamais nos deixará prostrados e acovardados dentro de uma caverna, porque há muitas vidas precisando ouvir da mensagem do evangelho. Na caverna a luz não pode brilhar. Não se esconda na caverna da solidão, do desânimo, do pecado, da frustração, da amargura, dos vícios, etc. 

São tantas as cavernas onde as pessoas estão escondidas! Falemos para nós mesmas e para essas pessoas o que Deus disse para Elias: “Que fazes aqui, Elias? Que fazes aí jovem? A caverna não é seu lugar.” 

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A presença de Deus nos garante descanso

Texto bíblico: E disse Deus: irá a minha presença para te fazer descansar. Então, disse-lhe se tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. ( Ex. 33:14-15)

Em hebraico, minha presença significa literalmente minha face. Portanto, Moisés sabia que era fundamental a presença de Deus ir adiante daquele povo para que eles pudessem alcançar a terra prometida, uma vez que estes foram escravos no Egito por quatrocentos anos. Porém, todas às vezes que eles tinham de enfrentar algum obstáculo, queriam retornar de onde vieram, ainda que estivessem de  forma escravizada e sem esperanças para o seu futuro.
Quando enfrentamos dificuldades a nossa tendência é querermos retroceder ou fugir, no entanto se a presença de Deus estiver conosco, enfrentamos gigantes, saltamos obstáculos e fazemos proezas, pois a Presença de Deus é garantia de bênção e de suprimento abundante, tendo em vista que nela há abundância de alegria, para nos fazer acreditar que sua provisão e seu amor serão constantes em nossas vidas. (Sl. 16:11).
Moisés entendia que a presença de Deus era fundamental para o sucesso daquela jornada, ao ponto de não querer sair daquele lugar para não perder contato com a presença do Senhor. Se quisermos ser bem sucedidos precisamos buscar incessantemente a presença de Deus em nossas vidas para nos fazer triunfar em todas as áreas de nossa vida, pois o Senhor é a bússola que irá nos conduzir ao caminho da vitória.
Davi também foi um homem que entendeu que a presença de Deus em sua vida o fazia triunfar, e de forma tão intensa e profunda foi inspirado e compôs  o Salmo 51, entendendo que os seus ossos iam envelhecendo por não ter a presença de Deus em sua vida. Havia perdido toda a alegria e satisfação e o prazer de viver , pois havia saído do centro da vontade do Senhor, quando adulterou com Bate-seba e planejou a morte de seu marido Urias.  Com esse acontecimento o Espírito Santo havia se afastado de sua vida, e dessa forma ele se sentiu completamente sem rumo e o sentimento de insatisfação se apossou dele. Quando ele se humilhou e se arrependeu de seus pecados sua vida foi completamente restaurada. A Palavra de Deus diz: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" I Jo 1:9.
Portanto,  a presença de Deus é essencial para obtermos sucesso na nossa jornada para a cidade celestial, pois essa presença nos encoraja e nos dá segurança. Assim, vencemos as oposições que temos de enfrentar durante este percurso, uma vez que haverá situações que dependeremos completamente da presença do Senhor para sermos direcionados e impulsionados para alcançarmos o alvo que foi traçado pelo próprio Deus para cada de um de nós, nos renovando e nos fazendo compreender os seus propósitos em nossas vidas.
presença de Deus é primordial para que a nossa caminhada seja triunfante, e Moisés sabia que se a presença do Senhor não os estivesse direcionando eles não seriam vencedores , tendo em vista que até então eles não conheciam outro lugar  que não fosse o Egito e outra função que não fosse a de escravo. Outrora nós precisávamos de outros métodos para alcançarmos o sucesso em todas as áreas de nossas vidas, entretanto, hoje temos a presença de Deus  que nos garante o descanso e o sucesso em nossas empreitadas.

Certa vez Jesus falou: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobre carregados, e eu lhes darei descanso (Mt. 11:28). Descanso produz confiança, certeza de que iremos alcançar os objetivos que são traçados por Deus, e ainda que na história de nossa existência ocorram fatos que não sejam conforme os nossos projetos, certamente irão nos aproximar do Senhor, uma vez que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus (Rm. 8:28).
Ressaltamos, que nos dias atuais, vivemos num contexto de muitas incertezas, onde não sabemos quais serão os acontecimentos que sucederão em nossas vidas. Por isso, precisamos constantemente ter a presença de Deus, nos encorajando a avançarmos para o nosso descanso eterno que não será neste mundo. Contudo essa presença santa e consoladora nos fará ter a convicção que há algo mais excelente reservado para os que forem fieis até o fim: a vida eterna com Cristo Jesus.
Cumpre esclarecer que a presença de Deus é conquistada de maneira que precisamos  buscar como Moisés que reivindicou para que a sua  presença fosse com aquele povo para que os povos vissem que o Deus que os tirou do Egito também estava comprometido em os fazerem ter sucesso naquela nova etapa de suas vidas. A maneira que alcançamos e mantermos a presença de Deus  em nossa vidas vamos recebendo a  direção e ao guardarmos o temor do Senhor nos aproximamos cada vez mais de sua presença, e com isso encontramos descanso, ainda que tudo ao nosso redor esteja em guerra, nós teremos a paz que excede todo entendimento.
O mundo busca incessantemente essa paz, porém não encontra, porque essa paz não significa ausência de problemas, e sim é gerada de uma confiança que não se pode abalar firmada em nosso Deus. Moisés tinha consciência disso e não abriu mão de ter a presença do Senhor para guiá-los até a terra que manava leite e mel. Nós também estamos num deserto simbolizado pelo mundo e todas as ofertas que este nos oferece, e não podemos renunciar a presença de Deus em nossas vidas, uma vez que esta presença gloriosa é que nos fará não desistir da viagem.
Não precisamos mais ficar ansiosos, pois a presença de Deus nos traz a certeza de que a nossa viagem será bem sucedida, pois Ele tem um rumo traçado para cada de nós que irá nos aperfeiçoar durante esse trajeto. Deus que nos dá descanso diante das aflições da vida, também irá nos aperfeiçoar, firmar e fortificar (I Pe. 5:10). Temos que desejar ardentemente seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb. 12:14). Além disso reconhecer que somente através da graça de Deus herdamos a salvação (Ef. 2:8), que nos torna co-herdeiros em Cristo desta herança que  é incorruptível.
A nossa viagem já iniciou e precisamos nos esforçar, pois encontraremos oposições de faraó e seus soldados que tipifica satanás e seus  demônios , que usam todas as suas estratégias para nos impedir de chegarmos até o nosso destino. Também haverá momentos em que nos sentiremos desencorajados, cansados, perplexos e abatidos. Porém, não seremos destruídos, pois há uma promessa de chegaremos em segurança ao destino que o Senhor já tem preparado para nós. ( Jo. 14:1.2)
Portanto, podemos descansar, tendo em vista que essa viagem será segura, e todas as incertezas ou dificuldades que teremos de enfrentar o Nosso Protetor fará com que estas se tornem em pontes de acesso para que a nossa trajetória seja de sucesso e triunfo nesse percurso, porque a Bíblia nos afirma que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus (Rm. 8:37).
Catia Regina Machado
Bacharel em Teologia e estudante de Direito
e-mail: catiaebenezer@gmail.com