quinta-feira, 19 de junho de 2014

Batalha espiritual V

Texto bíblico: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)

Quando falamos em batalhas, logo nos vem à mente a necessidade de armas capazes de combater os nossos inimigos, e vencê-los.

Tendo já conhecimento de que as armas do inimigo não servem para os crentes, eis que provocam o chamado “fogo amigo”, passamos a falar sobre as armas espirituais que nos são oferecidas a cada um de nós para a terrível batalha que se trava dentro de nós e nos lugares celestiais.

Na verdade, são armas produzidas a partir da atuação do Espírito Santo dentro de cada um de nós, preparando-nos para sermos invencíveis na batalha espiritual. O nosso poder de fogo se manifesta na nossa total dependência divina e numa vida submissa à orientação do Espírito, tendo uma conduta exemplar, sem mácula, irrepreensível diante de Deus e dos homens.

A verdade é a nossa primeira arma. Ser verdadeiro, identificar-se com a verdade divina através de uma vida correta como a de Natanael: “Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. João 1:47.”

Que testemunho maravilhoso, Jesus olhou para o coração de Natanael e não encontrou dolo nenhum. Ah! O que Deus pode fazer através de um homem compromissado com a verdade! A conduta de Natanael é uma arma poderosa contra o mal.

Não é a arma visível que temos nas mãos para amedrontar o inimigo que é letal, mas o que temos dentro de nós que se manifesta na nossa conduta diária, é que irá provocar danos tremendos nas fileiras do inimigo. Observe o que apóstolo Paulo diz: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4 : 8.

Quantos em nosso meio costumam usar as armas do inimigo: não dizem a verdade, não são éticos, convivem com o pecado como se fosse um velho amigo. Alguns políticos ficariam com vergonha de nossas terríveis técnicas para enganar, manter o poder, mesmo que tenham que esconder o que é verdadeiro.

Aliás, é bom lembrar que o pai da mentira é o Diabo. Omitir a verdade, fazer parecer o que não é verdadeiro, também é mentira.

Se a sua mente e o seu coração estão cheios desta arma poderosa, a verdade, você está bem armado e é capaz de provocar grandes baixas nos batalhões do inferno.

A verdade de Deus deve encher a nossa vida todos os dias, todos os momentos. Devemos encher o nosso coração com o que é verdadeiro, santo e puro diante de Deus. Somente assim, poderemos usar a primeira arma poderosa do arsenal divino, a verdade.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@gmail.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A insensatez da vida!

Texto bíblico: Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. Eclesiastes 10:1

Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra.
Somos sempre ensinados a pensar que as pessoas boas, honestas, inteligentes e trabalhadoras sempre se darão bem na vida. Esperamos sempre que tais pessoas atingem seus objetivos, seus sonhos e vivam felizes para sempre.
Este pensamento na verdade, é a regra geral, porém não podemos esquecer que as exceções são muitas. Às vezes, diante de tantas, chegamos a pensar que não vale o esforço para seguirmos os mandamentos divinos.
Somos confrontados a todo o momento com o crescimento dos maus, e eles até vivem bem, são aparentemente felizes, ficam ricos, conseguem o que desejam, morrem até com honras.
De outro lado, vemos pessoas boas que não conseguem sucesso nesta vida. Sofrem toda sorte de males: doenças, desemprego, desilusão, dores, e até morrem em completo esquecimento.
É interessante como alguns tolos conseguem a atenção de tanta gente. São colocados em lugares de honra, de responsabilidade, ganham altos salários, enquanto pessoas sábias são deixadas de lado mesmo em nosso meio.
Parece que temos uma tendência de sermos insensatos, não paramos para analisar com profundidade aqueles que elegemos para nos dirigir. O resultado sempre é catastrófico.
Ademais a vida é imprevisível, cheia de riscos, não sabemos o que pode nos acontecer. Talvez aqui resida toda a beleza de viver. Viver é um privilégio inefável, mesmo com todos os riscos inerentes à vida que vivemos.
Nada pode nos garantir que o fato de vivermos de acordo com os mandamentos divinos nos dará uma vida gloriosa, rica e completa aqui neste mundo repleto de insanos.
Somente, e tão somente na glória celeste é que receberemos o galardão pela obediência à Palavra de Deus nesta vida. Vale à pena viver de acordo com os mandamentos divinos, mesmo que as coisas não ocorram como desejamos ou como sonhamos. Mesmo que os maus triunfem e nos façam todo o mal que puderem.
Teremos que viver correndo os riscos da insensatez humana em que pese a nossa posição de filhos de Deus. Mas, uma coisa tenho a certeza: o insensato pagará caro pelos seus erros, e os puros alcançarão a vida plena aqui e no além de Deus.
Não podemos esquecer que embora os maus possam nos causar grandes estragos, estes hão de contribuir para o nosso bem maior. Deus está no controle de todas as coisas, mesmos aquelas que nos fazem um mau passageiro, eis que passageira é a vida neste mundo.
Sejamos firmes diante das lutas e desenganos da vida, logo ali, além, estaremos para sempre com nosso Deus.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com

domingo, 9 de março de 2014

A bem-aventurança de confiar nas promessas de Deus

Texto bíblico: Mateus 5: 4-12

As bem-aventuranças são promessas feitas aos discípulos fiéis, falando a respeito dos céus e de todos os benefícios daqueles  que guardarem as instruções dadas por Jesus.

Devemos nos apegar ardentemente ao Senhor e confiar sem reservas em suas palavras, pois Ele não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender, porventura falaria e não cumpriria ou revogaria aquilo que já prometeu? (Nm 23:19). Por isso, a sua Palavra é a bússola que irá nos conduzir a entrar nas mansões celestiais, e nessa caminhada rumo ao céu devemos examinar as Escrituras, pois o próprio Jesus falou que através dela conheceremos os seus desígnios e projetos para nossa vida, e assim não perecermos por falta de conhecimento. (Os 4:6)

São nove as bem-aventuranças que Jesus proferiu no Sermão do Monte, que serão obtidas por aqueles que observarem as Suas ordenanças, cumprindo-as de maneira cabal, se tornando assim cidadão dos céus para conservar o seu passaporte para a viagem. Ele nos levará ao encontro com o noivo. Precisamos estar preparados com o nosso coração e mente santificados, e estarmos envolvidos com os preparativos desse que será o maior acontecimento na vida daqueles que se mantiverem em submissão ao Senhorio de Cristo.

Somos discípulos do Senhor, ou seja, aprendizes e o que observamos no Sermão do Monte é que Jesus quer que os seus alunos tenham atitudes diferentes da multidão, que ouve e não cumpre os seus ensinamentos. O verdadeiro discípulo de Jesus coloca em prática todos os ensinamentos do Mestre para que o Evangelho seja proclamado através das nossas boas atitudes, demostrando assim a que reino pertencemos, para que a sua obra vicária não seja em vão. Pois cada vez que negligenciamos Jesus em nossas ações ficamos a mercê do acusador. 

Se alguém ouve as palavras e não as pratica é comparado a um homem que edificou a sua casa sobre areia, veio à tempestade e arruinou toda aquela construção, ou até mesmo um homem, que se olhou no espelho, e esqueceu-se como era a sua fisionomia. Esse simbolismo o Mestre usou para definir aqueles que não herdarão a vida eterna, e consequentemente terão o seu lugar no lago de fogo e enxofre.

Devemos ter atitudes que sejam compatíveis como de um herdeiro de uma promessa incorruptível, e andarmos na luz como Ele andou,  não cumprindo a concupiscência da carne para sermos merecedores de participar desta tão maravilhosa promessa, que nos fará esquecer de todas as adversidades que enfrentamos nessa vida, uma vez que o reino dos céus é tomado a força. ( Mt 11:12)

Portanto, o Mestre espera que como discípulos seus tenhamos Suas e encontremos a verdadeira felicidade nEle. Quando temos esse entendimento reconhecemos que não é trabalhoso sermos obedientes aos Seus preceitos, alcançando assim a paz e a felicidade que provêm do Seu Espírito.

Precisamos ser pobres de espírito, não me refiro a condição financeira, e sim sermos humildes de coração, reconhecendo a nossa condição de pecador e dependência de Deus. Assim, herdaremos o reino dos céus como recompensa por tal tal procedimento.

Se chorarmos aqui somos felizes, uma vez que teremos o Seu consolo, pois Deus limpará de nossos olhos todas as lágrimas. (Ap. 4:4)

A mansidão é uma atitude de submissão a vontade de Deus, sendo o oposto de orgulho. É a docilidade que nos fará herdar a terra, uma vez que o Senhor diz: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.”( SL 37:11)

Se tivermos fome e sede de justiça seremos fartos. No mundo há tantas injustiças e tantas desigualdades sociais, intelectuais entre outras, que precisamos ansiar e praticar essa bem-aventurança, pois os que se submeterem a Sua vontade serão fartos da justiça.

Todas às vezes que Jesus operava milagres com objetivo de restituir a dignidade ao ser humano Seu interior se movia de íntima compaixão. Da mesma forma, devemos ser misericordiosos  para alcançarmos misericórdia, perdoando e sempre prontos a ajudar uns aos outros como fez Nosso Mestre. ( Mt 20:28).

O coração simboliza o "centro das emoções", portanto deve ser sempre  guardado para que Deus possa reinar em nosso interior, para que sejamos sempre identificados como discípulos do Senhor.

A sociedade hodierna ampara o errado como certo. Por isso, os que querem viver de maneira condizente com o seu discipulado, certamente serão confrontados e perseguidos. Aqueles que não forem contaminados com os argumentos do mundo e suas práticas terão um grande galardão, pois o Evangelho significa boas novas de arrependimento e novidade de vida, posto que sem essa mudança o ser humano não estar apto para herdar a vida eterna.

Ser bem-aventurado não é fácil, porém é recompensador, uma vez que as regras que nos fazem ser felizes não podem se comparar com a recompensa que herdaremos naquele grande dia. Portanto, não espere ter uma vida de facilidades, pois estamos em uma missão e somos peregrinos nessa terra. Por isso, as nossas atitudes não se coadunam com os hábitos desse mundo, e assim sendo, vamos provar a boa e agradável vontade de Deus. (Rm 12:2).

Cátia Regina Machado
Bacharel em Teologia e Advogada
E-mail: catiaebenezer@gmail.com