terça-feira, 1 de julho de 2014

Prazer e tristeza na Casa de Deus

Texto bíblico: Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. (Salmos 27 : 4)

Dentre os maiores privilégios e prazeres de um crente é estar na casa de Deus para louvá-Lo com toda a sua alma, coração e forças.

Nunca vi um crente fiel que não gostasse de estar presente aos cultos, seja no templo, seja nos lares, seja em qualquer lugar nos quais seja reverenciado o nome do Criador.

Sempre para mim foi inconcebível passar o domingo longe do templo do Senhor, deixando de ouvir os hinos santos, ouvir a Palavra Divina, os ensinamentos dos irmãos mais experientes, compartilhando ricas experiências de vida cristã, entregando minhas ofertas e dízimos.

Por isto mesmo não entendo pessoas que se dizem crentes e passam meses sem comparecer aos cultos em sua igreja.

O desejo do salmista de morar no próprio templo nos leva a pensar no cuidado que temos com a casa de Deus no sentido de vê-la bonita, limpa, atraente. Aliás, a casa de Deus deve ser o modelo perfeito para as nossas casas pessoais aqui na terra.

Quantos têm os seus palacetes, mas não cooperam para a manutenção da casa de Deus. Que modo triste de viver a vida cristã. Ah! Quantos terão imensa surpresa quando chegarem aos céus de Deus.

A casa de Deus, o templo, deve ser um lugar belo e confortável e atraente pois um belo templo também prega o evangelho de Deus. Ademais irmãos, lembrem-se também de que o seu testemunho é a melhor pregação do evangelho. Sendo um crente fiel e cuidadoso com as coisas de Deus, certamente que muitas pessoas se sentirão atraídas pelos crentes e pela bela casa de Deus.

Em que pese o prazer de estar na casa de Deus, ficamos tristes às vezes, porque os louvores cantados não são aqueles que realmente edificam, mas apenas produto de consumo do mundo gospel.

Ouvimos mensagens produzidas apenas pela mente humana, repleta de chavões políticos e religiosos com o objetivo de agradar, e não de despertar o povo para a santificação, para o trabalho de Deus e prepará-lo para vinda do Senhor.

Não é por acaso que as igrejas hoje não mais excluem os membros que pecam, que adulteram, que fraudam os outros, muitos destes casos são resolvidos no gabinete pastoral com perdão do próprio pastor após a confissão dos pecados (pastores imitando os padres).

Por outro lado, ficamos entristecidos quando há discriminação em face dos crentes fieis e mais experientes da igreja para beneficiar os mais jovens e os que estão chegando, criando uma base política de sustentação para o novo ministério.

Os membros que deram a sua vida pela Igreja são esquecidos, e a história é contada a partir do novo pastor, dos novos membros, formando muitas vezes uma verdadeira ditadura evangélica.

Sem falar que agora também foi criada a bolsa espiritual, pastores que usam o seu poder econômico para seduzir e prender a almas das ovelhas dando-lhes ajuda material com o dinheiro dos dízimos e ofertas que deveria ser usado para fins espirituais. 

Prazer e tristeza na casa de Deus, que este sentimento deixe de existir em nós e no meio evangélico, assim desejamos e assim oramos ao nosso Deus, Pai das Misericórdias eternas.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Batalha espiritual V

Texto bíblico: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)

Quando falamos em batalhas, logo nos vem à mente a necessidade de armas capazes de combater os nossos inimigos, e vencê-los.

Tendo já conhecimento de que as armas do inimigo não servem para os crentes, eis que provocam o chamado “fogo amigo”, passamos a falar sobre as armas espirituais que nos são oferecidas a cada um de nós para a terrível batalha que se trava dentro de nós e nos lugares celestiais.

Na verdade, são armas produzidas a partir da atuação do Espírito Santo dentro de cada um de nós, preparando-nos para sermos invencíveis na batalha espiritual. O nosso poder de fogo se manifesta na nossa total dependência divina e numa vida submissa à orientação do Espírito, tendo uma conduta exemplar, sem mácula, irrepreensível diante de Deus e dos homens.

A verdade é a nossa primeira arma. Ser verdadeiro, identificar-se com a verdade divina através de uma vida correta como a de Natanael: “Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. João 1:47.”

Que testemunho maravilhoso, Jesus olhou para o coração de Natanael e não encontrou dolo nenhum. Ah! O que Deus pode fazer através de um homem compromissado com a verdade! A conduta de Natanael é uma arma poderosa contra o mal.

Não é a arma visível que temos nas mãos para amedrontar o inimigo que é letal, mas o que temos dentro de nós que se manifesta na nossa conduta diária, é que irá provocar danos tremendos nas fileiras do inimigo. Observe o que apóstolo Paulo diz: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4 : 8.

Quantos em nosso meio costumam usar as armas do inimigo: não dizem a verdade, não são éticos, convivem com o pecado como se fosse um velho amigo. Alguns políticos ficariam com vergonha de nossas terríveis técnicas para enganar, manter o poder, mesmo que tenham que esconder o que é verdadeiro.

Aliás, é bom lembrar que o pai da mentira é o Diabo. Omitir a verdade, fazer parecer o que não é verdadeiro, também é mentira.

Se a sua mente e o seu coração estão cheios desta arma poderosa, a verdade, você está bem armado e é capaz de provocar grandes baixas nos batalhões do inferno.

A verdade de Deus deve encher a nossa vida todos os dias, todos os momentos. Devemos encher o nosso coração com o que é verdadeiro, santo e puro diante de Deus. Somente assim, poderemos usar a primeira arma poderosa do arsenal divino, a verdade.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@gmail.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A insensatez da vida!

Texto bíblico: Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. Eclesiastes 10:1

Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra.
Somos sempre ensinados a pensar que as pessoas boas, honestas, inteligentes e trabalhadoras sempre se darão bem na vida. Esperamos sempre que tais pessoas atingem seus objetivos, seus sonhos e vivam felizes para sempre.
Este pensamento na verdade, é a regra geral, porém não podemos esquecer que as exceções são muitas. Às vezes, diante de tantas, chegamos a pensar que não vale o esforço para seguirmos os mandamentos divinos.
Somos confrontados a todo o momento com o crescimento dos maus, e eles até vivem bem, são aparentemente felizes, ficam ricos, conseguem o que desejam, morrem até com honras.
De outro lado, vemos pessoas boas que não conseguem sucesso nesta vida. Sofrem toda sorte de males: doenças, desemprego, desilusão, dores, e até morrem em completo esquecimento.
É interessante como alguns tolos conseguem a atenção de tanta gente. São colocados em lugares de honra, de responsabilidade, ganham altos salários, enquanto pessoas sábias são deixadas de lado mesmo em nosso meio.
Parece que temos uma tendência de sermos insensatos, não paramos para analisar com profundidade aqueles que elegemos para nos dirigir. O resultado sempre é catastrófico.
Ademais a vida é imprevisível, cheia de riscos, não sabemos o que pode nos acontecer. Talvez aqui resida toda a beleza de viver. Viver é um privilégio inefável, mesmo com todos os riscos inerentes à vida que vivemos.
Nada pode nos garantir que o fato de vivermos de acordo com os mandamentos divinos nos dará uma vida gloriosa, rica e completa aqui neste mundo repleto de insanos.
Somente, e tão somente na glória celeste é que receberemos o galardão pela obediência à Palavra de Deus nesta vida. Vale à pena viver de acordo com os mandamentos divinos, mesmo que as coisas não ocorram como desejamos ou como sonhamos. Mesmo que os maus triunfem e nos façam todo o mal que puderem.
Teremos que viver correndo os riscos da insensatez humana em que pese a nossa posição de filhos de Deus. Mas, uma coisa tenho a certeza: o insensato pagará caro pelos seus erros, e os puros alcançarão a vida plena aqui e no além de Deus.
Não podemos esquecer que embora os maus possam nos causar grandes estragos, estes hão de contribuir para o nosso bem maior. Deus está no controle de todas as coisas, mesmos aquelas que nos fazem um mau passageiro, eis que passageira é a vida neste mundo.
Sejamos firmes diante das lutas e desenganos da vida, logo ali, além, estaremos para sempre com nosso Deus.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com