quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A vida é simples

A vida passa tão rápido. Muitas vezes, perdemos tanto tempo com pensamentos inúteis e negativos, que só nos provocam angústias e dores. Não quero ficar pensando loucamente nas coisas que não tenho ou não vivi, mas nas coisas que Deus já me abençoou. Quando nos deixamos levar por esses pensamentos ruins perdemos a capacidade de sentir e curtir o gosto saboroso da vida.

Para esse final de 2014 e começo de 2015, se assim Deus me permitir, quero amar mais, cheirar as flores, sentar debaixo de uma boa árvore, sentir o sabor salgado e do cheiro da água do mar e dos rios, quero brincar mais com meus sobrinhos, andar de bicicleta, sentindo o vento bater em meu rosto, ir ao cinema ver um bom filme, visitar os amigos, minha família, conversar coisas boas, tirar as palavras negativas dos meus lábios e do meu coração, dar atenção até para aqueles que "acho" que não merecem minha atenção, mas que no fundo estão carentes de um abraço, de um olhar carinhoso, mas não sabem se expressar, falar ao telefone com um amigo distante ou de perto que há muito tempo não vejo, quero ir à cachoeira, olhar para o céu azul, tomar banho de chuva, conversar com aquela amiga querida sem pensar nos compromissos do amanhã, ver o pôr-do-sol, o nascer do sol, ler um bom livro, tomar sorvete, comer chocolate sem "culpa", pelo simples prazer de viver.

Na realidade há tempo para todas as coisas, mas precisamos desenvolver a sabedoria de viver. Que o Senhor nos dê sabedoria para viver e valorizar realmente o que é importante na vida. E o mais importante de todas as coisas relacionadas: QUERO LOUVAR A DEUS TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA!!!

Com carinho e um excelente final de ano para todos e um 2015 cheio da presença de Deus!

Rosangela Maria Nascimento
Bacharel em Teologia
https://t.me/acavernanaoeoseulugar

terça-feira, 1 de julho de 2014

Prazer e tristeza na Casa de Deus

Texto bíblico: Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. (Salmos 27 : 4)

Dentre os maiores privilégios e prazeres de um crente é estar na casa de Deus para louvá-Lo com toda a sua alma, coração e forças.

Nunca vi um crente fiel que não gostasse de estar presente aos cultos, seja no templo, seja nos lares, seja em qualquer lugar nos quais seja reverenciado o nome do Criador.

Sempre para mim foi inconcebível passar o domingo longe do templo do Senhor, deixando de ouvir os hinos santos, ouvir a Palavra Divina, os ensinamentos dos irmãos mais experientes, compartilhando ricas experiências de vida cristã, entregando minhas ofertas e dízimos.

Por isto mesmo não entendo pessoas que se dizem crentes e passam meses sem comparecer aos cultos em sua igreja.

O desejo do salmista de morar no próprio templo nos leva a pensar no cuidado que temos com a casa de Deus no sentido de vê-la bonita, limpa, atraente. Aliás, a casa de Deus deve ser o modelo perfeito para as nossas casas pessoais aqui na terra.

Quantos têm os seus palacetes, mas não cooperam para a manutenção da casa de Deus. Que modo triste de viver a vida cristã. Ah! Quantos terão imensa surpresa quando chegarem aos céus de Deus.

A casa de Deus, o templo, deve ser um lugar belo e confortável e atraente pois um belo templo também prega o evangelho de Deus. Ademais irmãos, lembrem-se também de que o seu testemunho é a melhor pregação do evangelho. Sendo um crente fiel e cuidadoso com as coisas de Deus, certamente que muitas pessoas se sentirão atraídas pelos crentes e pela bela casa de Deus.

Em que pese o prazer de estar na casa de Deus, ficamos tristes às vezes, porque os louvores cantados não são aqueles que realmente edificam, mas apenas produto de consumo do mundo gospel.

Ouvimos mensagens produzidas apenas pela mente humana, repleta de chavões políticos e religiosos com o objetivo de agradar, e não de despertar o povo para a santificação, para o trabalho de Deus e prepará-lo para vinda do Senhor.

Não é por acaso que as igrejas hoje não mais excluem os membros que pecam, que adulteram, que fraudam os outros, muitos destes casos são resolvidos no gabinete pastoral com perdão do próprio pastor após a confissão dos pecados (pastores imitando os padres).

Por outro lado, ficamos entristecidos quando há discriminação em face dos crentes fieis e mais experientes da igreja para beneficiar os mais jovens e os que estão chegando, criando uma base política de sustentação para o novo ministério.

Os membros que deram a sua vida pela Igreja são esquecidos, e a história é contada a partir do novo pastor, dos novos membros, formando muitas vezes uma verdadeira ditadura evangélica.

Sem falar que agora também foi criada a bolsa espiritual, pastores que usam o seu poder econômico para seduzir e prender a almas das ovelhas dando-lhes ajuda material com o dinheiro dos dízimos e ofertas que deveria ser usado para fins espirituais. 

Prazer e tristeza na casa de Deus, que este sentimento deixe de existir em nós e no meio evangélico, assim desejamos e assim oramos ao nosso Deus, Pai das Misericórdias eternas.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@globo.com

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Batalha espiritual V

Texto bíblico: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)

Quando falamos em batalhas, logo nos vem à mente a necessidade de armas capazes de combater os nossos inimigos, e vencê-los.

Tendo já conhecimento de que as armas do inimigo não servem para os crentes, eis que provocam o chamado “fogo amigo”, passamos a falar sobre as armas espirituais que nos são oferecidas a cada um de nós para a terrível batalha que se trava dentro de nós e nos lugares celestiais.

Na verdade, são armas produzidas a partir da atuação do Espírito Santo dentro de cada um de nós, preparando-nos para sermos invencíveis na batalha espiritual. O nosso poder de fogo se manifesta na nossa total dependência divina e numa vida submissa à orientação do Espírito, tendo uma conduta exemplar, sem mácula, irrepreensível diante de Deus e dos homens.

A verdade é a nossa primeira arma. Ser verdadeiro, identificar-se com a verdade divina através de uma vida correta como a de Natanael: “Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. João 1:47.”

Que testemunho maravilhoso, Jesus olhou para o coração de Natanael e não encontrou dolo nenhum. Ah! O que Deus pode fazer através de um homem compromissado com a verdade! A conduta de Natanael é uma arma poderosa contra o mal.

Não é a arma visível que temos nas mãos para amedrontar o inimigo que é letal, mas o que temos dentro de nós que se manifesta na nossa conduta diária, é que irá provocar danos tremendos nas fileiras do inimigo. Observe o que apóstolo Paulo diz: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4 : 8.

Quantos em nosso meio costumam usar as armas do inimigo: não dizem a verdade, não são éticos, convivem com o pecado como se fosse um velho amigo. Alguns políticos ficariam com vergonha de nossas terríveis técnicas para enganar, manter o poder, mesmo que tenham que esconder o que é verdadeiro.

Aliás, é bom lembrar que o pai da mentira é o Diabo. Omitir a verdade, fazer parecer o que não é verdadeiro, também é mentira.

Se a sua mente e o seu coração estão cheios desta arma poderosa, a verdade, você está bem armado e é capaz de provocar grandes baixas nos batalhões do inferno.

A verdade de Deus deve encher a nossa vida todos os dias, todos os momentos. Devemos encher o nosso coração com o que é verdadeiro, santo e puro diante de Deus. Somente assim, poderemos usar a primeira arma poderosa do arsenal divino, a verdade.

Pr. Marcos A. Nascimento
marcosantonion@gmail.com